Home  > Notícias do Varejo  > Semana do Trânsito em Campinas tem eventos gratuitos para o público

Semana do Trânsito em Campinas tem eventos gratuitos para o público

Passeio de motos, no dia 18, e jornada internacional de um dia sem carro, dia 22, são destaques da programação

A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Emdec e em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região, vai realizar entre os dias 18 e 23 de setembro a Semana Municipal de Trânsito (Semutran 2010). A programação será aberta no sábado, dia 18, com um passeio de motos. Ao longo da semana, haverá passeio ciclístico e eventos culturais, além do dia em que a população será convidada a deixar o carro em casa.

A Jornada Internacional “Na cidade sem meu carro”, na quarta-feira, dia 22, será o principal destaque da Semutran. O evento propõe mobilizar a população mundial sobre o uso racional e equilibrado dos veículos para diminuir a poluição e reduzir os acidentes de trânsito. Nesse dia, a intenção é que as pessoas deixem seus carros em casa e utilizem o transporte coletivo, bicicleta, carona ou aproveitem para fazer uma caminhada.

Estudo realizado pela Emdec aponta que em 2014 o município de Campinas deverá contar com quase 900 mil veículos circulando pelas ruas, o que significa 215 mil a mais que o registrado no ano passado. A projeção aponta ainda que em 2022 haverá uma quantidade maior de veículos que de habitantes na cidade – 1,273 milhão de veículos para 1,236 milhão de pessoas. Por isso, segundo a Emdec, é de fundamental importância criar políticas públicas que levem ao uso racional do automóvel.ProgramaçãoA saída para o 2º Passeio de Motos “Vidas Sobre Duas Rodas”, no próximo sábado (18), está marcada para as 13h30 no Parque das Águas, Parque Jambeiro, com chegada prevista para as 15h, no SEST/SENAT, nos Amarais. O evento tem por objetivo conscientizar os motociclistas sobre a incidência de acidentes envolvendo motos e a violência no trânsito.

A programação da Semutran prossegue no domingo (19) com um passeio ciclístico. Os ciclistas sairão por volta das 8h do Ginásio do Taquaral e farão um percurso de aproximadamente 4 km com chegada na Concha Acústica. Em seguida, no mesmo local, serão premiados os vencedores da segunda edição do Festival ArteMOB, que selecionou 193 fotos e vídeos produzidos com celulares e máquinas digitais sobre a Mobilidade Urbana em Campinas.

Logo após a premiação, a banda carioca Pedro Luís e a Parede (Plap) fará um show na Concha Acústica com entrada franca. O repertório reunirá uma mistura de sons do samba, suingue e rock and roll. Com seis CDs e dois DVDs gravados, o grupo já se apresentou em diversos países da Europa, além dos Estados Unidos e Japão.

O Ciclo de Conversas sobre a Mobilidade Urbana marcará o encerramento da Semana, no dia 23. O encontro será realizado às 13h, na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e abordará temas como a qualidade de vida e a relação entre o estresse e o trânsito. Para obter mais informações sobre os eventos, acesse o site www.emdec.com.br .