Home  > Notícias do Varejo  > Senac Campinas participa da Semana Global do Empreendedorismo

Senac Campinas participa da Semana Global do Empreendedorismo

A ex-catadora de papel e hoje empresária, Maria das Dores Ribeiro Lemes, abriu evento em Campinas. No dia 13, encontro falará sobre

Para incentivar a Semana Global do Empreendedorismo, considerado o maior evento empreendedor do mundo, que ocorre entre os dias 12 e 18 deste mês e envolve 120 países, o Senac promoverá a atitude empreendedora por todo o país.

Na Unidade de Campinas, a inauguração do evento aconteceu na noite de quinta-feira, dia 7, com a palestra “Mulheres Empreendedoras” onde a ex-catadora de papel e pedinte nas ruas de Campinas, Maria das Dores Ribeiro Lemes, contou como se tornou uma grande empresária no ramo de supermercados.

A próxima palestra acontece no dia 13 de novembro, às 19h30, no Senac. O tema será “Empreendedorismo Social”, com o administrador Ademar Bueno.

Semana Global do Empreendedorismo

O Senac São Paulo participa do evento desde 2008 e, neste ano, 56 unidades terão programação voltada para o tema. Nas edições anteriores, a instituição envolveu mais de 50 unidades em todo o Estado e promoveu 626 atividades que atraíram 54 mil pessoas.

Segundo Daniel Garcia Correa, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Senac, o movimento é importantíssimo pois traz o assunto para a agenda de forma massiva e mostra que todos podem ter uma atitude empreendedora no ambiente em que atuam, seja nas empresas de que são proprietários, seja nas empresas em que trabalham ou, ainda, em intervenções sociais.

Com uma programação diversificada com palestras, oficinas, mesas-redondas e depoimentos de ex-alunos empreendedores, a ação visa atender vários públicos. As atividades, parte destinada a um grupo específico, outra aberta à comunidade, são gratuitas e coordenadas a inspirar, conectar, engajar e orientar a sociedade e as lideranças públicas.

O Brasil foi um dos primeiros países a integrar o movimento internacional, criado em 2008. De acordo com o Conselho Nacional da Semana Global do Empreendedorismo, no ano passado, quase 1,7 milhão de brasileiros participaram de 2.429 atividades compartilhando conhecimento e experiência, com o respaldo de 548 organizações parceiras, entre elas o Senac.

A Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), pesquisa realizada anualmente e uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), divulgou recentemente que o país é o terceiro maior do mundo em número de empreendedores, com 27 milhões de proprietários e/ou envolvidos na criação de um negócio. Os dois primeiros lugares ficam com China e Estados Unidos, com 370 milhões e 40 milhões de empresários, respectivamente.

Serviço:

Semana Global de Empreendedorismo
Evento gratuito
Data: de 7 a 13 de novembro
Local: Senac Campinas
Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro
Telefone: (19) 2117-0600 ou e-mail campinas@sp.senac.br
Mais informações: www.sp.senac.br ou www.semanaglobal.org.br

Fonte: Senac Campinas