Curso: Boas Práticas de Proteção de Dados para o RH

Curso Boas Práticas de Proteção de Dados para o RH

Dia 24/10/2019 das 8h30 às 17h30, no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista

O curso tem como objetivo preparar o aluno para os conceitos da nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, com foco em boas práticas para o setor de Recursos Humanos.

Público-alvo:

– Profissionais da área de Recursos Humanos

– Assistentes de escritórios de contabilidade, profissionais de administração de pessoal e alunos de ensino superior dos cursos administração de empresa, recursos humanos, direito, contabilidade e outras áreas afins.

– Demais profissionais e estudantes de áreas que precisem ter uma compreensão da proteção de dados e dos requisitos legais brasileiros, conforme definido na LGPD para o RH.

Por que fazer este curso:

O setor de Recursos Humanos é uma das áreas que serão mais afetadas pelos requisitos de conformidade da LGPD. Por se tratar de uma área que tem contado direto com dados pessoais de empregados, prestadores de serviços, agregados,  autônomos, além clientes e fornecedores, medidas de adequação deverão ser implementadas para garantir a proteção dos dados.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Congresso Brasileiro tenta reforçar e unificar a proteção de dados para todos os indivíduos dentro do Brasil. Essa lei afeta todas as organizações que processam os dados pessoais de cidadãos do Brasil e tem efeitos além destas fronteiras.

Profissionais com conhecimentos sobre as novas leis de privacidade e proteção de dados pessoais estão sendo cada vez mais requisitados e valorizados pelo mercado.

Cronograma:

Módulo 1 – Conhecendo a lei:

• Conceitos da LGPD
  • Princípios para o tratamento de Dados Pessoais
  • Requisitos para o tratamento
  • Direitos dos titulares de dados
  • Agentes de Tratamento de Dados Pessoais: Controlador e Operador
  • O Encarregado de Proteção de Dados
  • Transferências internacionais de dados
  • Responsabilidades sobre o Tratamento de Dados Pessoais
  • Segurança e Boas Práticas
  • Privacy by Design e Privacy by Default
  • A Autoridade Nacional de Proteção de Dados
  • Sanções

Módulo 2:

• Trabalhador como titular dos dados pessoais;
  • Fundamento da proteção de dados;
  • Tratamento de dados pessoais sensíveis;
  • Bases legais para tratamento dos dados;
  • Minimização de coleta de dados pessoais;
  • Boas prática para recebimento de dados de candidatos;
  • Conduta dos trabalhadores para proteção de dados;
  • Adequação de políticas internas: código de ética, regimento interno, termo de confidencialidade, de uso de internet e dispositivos.
  • Contratos com terceirizados;

Metodologia:

Curso com conteúdo teórico e prático com exercícios, dinâmicas, discussões em grupo, debates, vivências etc. Exposições dialogadas com o apoio de slides e vídeos.

Material didático:

Apostila, Exercícios e material de apoio.

Instrutores do Curso:

Diana Rosa Santana é Advogada e Consultora Jurídica na Conceito – Data Privacy Consulting. Possui pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho, Direito Processual Civil, e  atualmente especializa-se em Compliance e Direito Digital. Atua há mais de 10 anos prestando consultoria ao departamento de RH de diversas organizações, sobre direito do trabalho e suas constantes alterações.

Darcy Junior é CEO e Co-fundador da Conceito Data Privacy Consulting; Bacharel em Administração de Empresas; Pós-graduando em Direito Digital e Compliance; Certificado pela EXIN em Privacy & Data Protection – LGPD. Entusiasta em Inovação e novas Tecnologias ligadas ao Direito; Co-organizador do Legal Hackers Campinas; Atuou em empresas como: Kalunga, IBM e EPTV (afiliado Globo) na área de Tecnologia da Informação com foco em Internet.

MAIS INFORMAÇÕES:

Dia 24/10/2019 das 8h30 às 17h30

Local: Espaço Conexão Empresarial SindiVarejsta. Rua General Osório, 883 – 5º andar. Centro, Campinas.

1º lote: R$ 294,00 para inscrições até dia 15/09

2º lote: R$ 420,00

GARANTA SUA VAGA

Mais informações: clayton.ferreira@sindivarejistacampinas.org.br ou pelos telefones (19) 3775-5560 ou (19) 9 9946-6361 (WhatsApp).