Curso: Práticas de Departamento Fiscal

Dias 21/08 e 28/08 das 8h30 às 17h30, no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista

É realizado pelo SindiVarejista em parceria com o IBDEC. Possui certificado.

SOBRE O CURSO:

As leis e regras que regem o setor tributário brasileiro mudam constantemente e a forma como são aplicadas varia entre os estados e municípios do país. Por este motivo, toda empresa precisa de um profissional que conheça a esfera tributária para manter a instituição em acordo com o que manda a legislação para evitar problemas futuros. O curso de Práticas de Departamento fiscal te ajuda a entender todos os aspectos que envolvem esta área e faz de você um profissional indispensável no mercado para empresas de qualquer segmento. Aprenda de forma simples e prática quais são os principais tributos, os fatos geradores de impostos, entenda como realizar a escrituração de livros fiscais e muito mais. Desvende os mistérios da legislação fiscal e se torne disputado no mercado.

Por que participar:

– Conhecer os principais tributos e suas espécies;
– Aprender a identificar incidências e fatos geradores dos impostos;
– Reconhecer e entender o processo de recolhimento dos tributos;
– Aprender a executar corretamente a escrituração dos livros fiscais da empresa;
– Qualificar-se para atuarem uma área repleta de oportunidades profissionais.

Público-alvo:

– Profissionais atuantes nas áreas: Fiscal, Contabilidade e Faturamento;
– Consultores e Profissionais Liberais.

Cronograma:

NOÇÕES DE DIREITO TRIBUTÁRIO / LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
– Legislação Tributária
– Direito Tributário
– Sistema Tributário Nacional
– Hierarquia das normas tributárias
ICMS / IPI
– Inclusões e Exclusões
– Cálculo
– Operações Fiscais
– Operações e Prestações Internas (ICMS)
– Operações e Prestações Interestaduais (ICMS)
– Alíqutas e Diferencial de Alíquotas (ICMS)
– Utilização da TIPI
NOTA FISCAL CONVENCIONAL
– Modelo 1 ou 1-A
– Cupom Fiscal
– Nota Fiscal Eletrônica (NFe)
– Emissão da NFe
– Trânsito da Mercadoria (DANFE)
– Cancelamento, Inutilização, Rejeição e Denegação
– Correção de Irregularidades (Carta de Correção, Destaque a Menor e Destaque a Maior)
LIVROS FISCAIS
– Registro de Entradas
– Registro de Saídas
– Registro de Apuração do ICMS e do IPI
– Registro de Inventário
– Termo de Ocorrência
ESCRITA FISCAL DIGITAL (EFD) – ICMS E IPI
– Como funciona
– Programa Validador e Assinador
– Resumo dos Lançamentos Fiscais
RETENÇÕES TRIBUTÁRIAS
– ISSQN
– IRRF
– PIS/COFINS/CSLL
SIMPLES NACIONAL
– Introdução
– Definição de ME e EPP
– Definição de Receita Bruta
– Abrangência e recolhimento de tributos e contribuições
– Tributos não abrangidos
– Diferencial de Alíquota do ICMS
– Tabela do Simples Nacional
OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS.

Professor/orientador: Daniel Silva Nunes
Bacharel em Direito pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas ISCA Faculdades de Limeira, é também graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Interativa COC.  Formando em Técnico contábil pelo EEPSG MELLO MORAES mais de 20 anos. Possui pós-graduação em Direito Tributário e em Direito Previdenciário pelo Instituto Luiz Flavio Gomes, e pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual Trabalhista pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Além disso, também é pós-graduado em Ciências Penais pela Instituição Luis Flávio Gomes  LFG. Atuou como docente do Estado no Colégio Técnico ETEC Paula Souza e outras escolas, em cursos de Gestão Empresarial e Direito Tributário, Contabilidade e Sistema Financeiro, além de ministrar aulas em cursos para Concursos Públicos. Atualmente é sócio proprietário de um escritório contábil na cidade de Piracicaba. É professor do IBDEC desde de 2008, nas áreas Contábil e Controladoria, Fiscal, Direito Tributário e Departamento Pessoal.

MAIS INFORMAÇÕES:

Dias 21 e 28 de agosto de 2019 das 8h30 às 17h30

Local: Espaço Conexão Empresarial SindiVarejsta. Rua General Osório, 883 – 5º andar. Centro, Campinas.

Investimento: R$ 311,20 (associados) e R$ 389,00 (demais interessados)

GARANTA SUA VAGA AQUI

Mais informações: clayton.ferreira@sindivarejistacampinas.org.br ou pelos telefones (19) 3775-5560 ou (19) 9 9946-6361 (WhatsApp).