curso: Substituição Tributária do ICMS

Curso: Substituição Tributária do ICMS

Dia 18/09/2019 das 8h30 às 17h30, no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejsta

O recolhimento antecipado do ICMS (regime conhecido como substituição tributária) vem causando muitas dificuldades e dúvidas aos empresários e colaboradores envolvidos na área.

Participando deste curso você entenderá os principais aspectos relacionados à aplicação do regime de substituição tributária nas operações internas e interestaduais, abordando as operações com os produtos relacionados no RICMS-SP.

Por que participar?

Orientar os profissionais, de forma objetiva como resolver diferentes operações de Substituição Tributária. A partir da legislação e das principais regras da Substituição Tributária, evitando erros de recolhimento.

O curso é realizado pelo SindiVarejista em parceria com o IBDEC Cursos. Possui material de apoio e certificado.

Público-alvo:

– Analistas;
– Assistentes e auxiliares das áreas contábil
– Fiscal
– Tributária
– Jurídica e de Auditoria
– Profissionais e estudantes interessados na matéria

– Introdução
– Conceitos e Base Legal
– Contribuinte Substituto e Substituído
– Modalidades de Substituição Tributária
– Responsabilidade Tributária
– Inaplicabilidade do regime de Substituição Tributária
– Base e Cálculo do Imposto
– Saídas internas;
– Saídas interestaduais;
– Remetente em outra unidade da Federação;
– Entradas interestaduais sem retenção do imposto envolvendo optantes do Simples Nacional.
– Procedimentos Fiscais
– Operações internas – contribuintes substitutos;
– Saídas internas – contribuinte substituídos (Notas Fiscais).
– Guias
– Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE);
– Guia de informação e apuração do ICMS substituição tributária;
– Crédito do Imposto e Ressarcimento do Imposto Retido;
– Devolução de mercadoria sujeita a substituição tributária;
– Levantamento do estoque;
– Tabela de CFOPS e Código de Situação Tributária.

Sobre o professor/facilitador:

Daniel Silva Nunes
Advogado, doutorando em ciências jurídicas, formado pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas ISCA Faculdades de Limeira, é também Contador graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade COC. Formado em Técnico contábil pelo EEPSG MELLO MORAES mais de 20 anos. Possui pós-graduação em Direito Tributário e em Direito Previdenciário pelo Instituto Luiz Flavio Gomes, e pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual Trabalhista pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Além disso, também é pós-graduado em Ciências Penais pela Instituição Luis Flávio Gomes LFG. Atuou como docente do Estado no Colégio Técnico ETEC Paula Souza e outras escolas, em cursos de Gestão Empresarial e Direito Tributário, Contabilidade e Sistema Financeiro, além de ministrar aulas em cursos para Concursos Públicos. Proprietário do escritório de Contabilidade e Advocacia Silva Nunes na cidade de Piracicaba. É professor do IBDEC desde de 2008, nas áreas Contábil e Controladoria, Fiscal, Direito Tributário e Departamento Pessoal.

MAIS INFORMAÇÕES:

Dia 18/09/2019 das 8h30 às 17h30

Local: Espaço Conexão Empresarial SindiVarejsta. Rua General Osório, 883 – 5º andar. Centro, Campinas.

Investimento: R$ 143,20 (associados) e R$ 179,00 (demais interessados)

GARANTA SUA VAGA AQUI

Mais informações: clayton.ferreira@sindivarejistacampinas.org.br ou pelos telefones (19) 3775-5560 ou (19) 9 9946-6361 (WhatsApp).