Home  > Notícias do Varejo  > Sindicatos e Fecomercio pedem volta do Simples Paulista para Alckmin

Sindicatos e Fecomercio pedem volta do Simples Paulista para Alckmin

Durante encontro com líderes, Geraldo Alckmin firmou parceria com Fecomercio para redução de ICMS e prometeu incentivos na área do pré-sal

O Sindivarejista de Campinas e Região participou nesta segunda-feira (28/03) de reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, realizada pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), junto com os presidentes dos 152 sindicatos filiados à entidade. Segundo a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, Alckmin se comprometeu a estudar a possível retomada do Simples Paulista, que foi “atropelado” depois da criação do Simples Nacional.

“O Simples Paulista é melhor para o varejista. O Sindivarejista, junto com a Federação, quer buscar de volta este benefício para o setor”, disse Sanae. Entre as vantagens, ela explica que pelo Simples estadual o varejista que está enquadrado na alíquota mínima paga apenas o excedente caso supere o valor limite. Mas pelo Simples Nacional a empresa que excede já se enquadra em outra alíquota maior. Este seria um dos itens diferenciados.

Durante o encontro, Alckmin firmou parceria com a Fecomercio para reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) cobrado do comércio varejista. A ação que visa reduzir os preços dos produtos para o consumidor final terá início com a formulação de um estudo, realizado pela Fecomercio, sobre os impactos da medida na economia do Estado.

Guerra cambial

A medida também vai ao encontro dos planos do Governo de São Paulo para impedir que empresas deixem o estado devido à guerra cambial com outras unidades da federação, a exemplo do que foi feito com o setor industrial, que teve o ICMS de diversos produtos reduzidos de 18% para 12%. Segundo Alckmin, esse tipo de parceria tem que se tornar recorrente para “aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento do País”.

O presidente da Fecomercio, Abram Szajman, e os sindicatos presentes na reunião também discutiram outros temas com o governador, entre eles a tentativa do governo federal de retomar a CPMF, as oportunidades de desenvolvimento do estado a partir da exploração do petróleo na camada pré-sal e os incentivos às micro e pequenas.

Alckmin apontou que o Estado de São Paulo deverá participar diretamente do desenvolvimento das operações de exploração do petróleo na camada do pré- sal, e afirmou que haverá boas oportunidades de investimento, principalmente para o setor de serviços. “A Petrobras deverá gerar 8 mil empregos diretos em Santos, ou seja, é uma grande chance para a área de serviços.”

Instigado pela Fecomercio, Alckmin ainda assumiu o compromisso de se reunir com os prefeitos dos municípios paulistas para debater a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS), uma forma de estimular o desenvolvimento do setor. “O empresário também pode contar com as linhas de crédito do Investe São Paulo e do Nossa Caixa Desenvolvimento”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista e Assessoria de Imprensa Fecomercio