Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista apresenta Índice de Confiança do Consumidor de Campinas

SindiVarejista apresenta Índice de Confiança do Consumidor de Campinas

Pesquisa inédita feita pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP mostra o humor do campineiro para compras nos próximos meses

lancamentoicccampinas5O consumidor de Campinas está mais otimista em relação ao poder de compra em 2017, aponta pesquisa inédita feita pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP e divulgada na manhã desta sexta-feira (18) em coletiva de imprensa. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) chegou a 104,2 pontos, o que é considerado princípio de otimismo para o consumo. A média significa que as pessoas acreditam que terão melhores condições de compra no próximo ano, mas ainda sentem certa insegurança com o momento atual.

O levantamento que revela o humor do consumidor também ajuda o varejista a programar estoques, sinalizando como deverá ser o comportamento de seus clientes a curto e médio prazo.

O indicador utilizado na pesquisa varia entre 0 e 200 pontos, sendo que abaixo de 100 significa pessimismo e, acima, otimismo. O ICC é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que revela a disposição em consumir neste momento, e também pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que aponta a perspectiva das pessoas em comprar no futuro, sem considerar o cenário atual.

Quando perguntado aos entrevistados sobre a disposição deles em consumir neste momento, o ICEA apontou pessimismo, com 66,2 pontos. Já o IEC foi mais alto, com 129,5 pontos.

lancamentoicccampinas1O assessor econômico da FecomercioSP Fábio Pina explica que esse pessimismo é resultado do momento atual em que, mesmo com maior estabilidade política, não houve nenhuma mudança concreta que faça as pessoas estarem dispostas a consumir agora. No entanto, quando questionados sobre os próximos meses, a perspectiva é melhor.

“O indicador de Campinas está alinhado com o da Capital e mostra uma percepção bastante apurada dos consumidores. Este otimismo já vem acontecendo ao longo do último semestre. As pessoas estão projetando a perspectiva de um futuro melhor”, explicou.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, o índice será uma importante ferramenta de orientação dos comerciantes, além de contribuir com a economia da cidade. “Em breve teremos uma curva histórica que mostrará o comportamento do consumidor ao longo do tempo e, por meio disso, o varejista conseguirá se pautar, fazer promoções na hora exata, encher ou não o estoque. Além disso, uma cidade como Campinas precisava ter números econômicos próprios”, disse.

Mais números

lancamentoicccampinas2Além da divulgação do ICC, foi apresentado uma estimativa da contratação de funcionários temporários para o final de ano em Campinas. De acordo com o também assessor econômico da FecomercioSP Jaime Vasconcellos, o número deve chegar a 700 empregados. “Esperamos uma elevação em relação a 2015 quando foram contratados 600 profissionais. No entanto, a expectativa é que haja dispensa desse temporário, no final de dezembro. Ou seja, a efetivação será praticamente nula. Até 2013 a taxa de efetivação girava em torno de 15%”, explicou.

A baixa estimativa da contratação de temporários é pautada, segundo especialista, devido à tímida intenção de compras do consumidor neste momento. “O empresário fica temeroso de fazer contratações de funcionários se as vendas estão baixas”, analisou. Mesmo assim, a expectativa em relação às vendas de final de ano ainda é positiva ante o ano passado. “Esperamos um crescimento de 0% a 2% nas vendas em relação a 2015. O que já é positivo se comparado com outras datas comemorativas que apresentaram quedas nas vendas em relação ao ano passado”, acrescentou Vasconcellos. lancamentoicccampinas3

O assessor econômico também revelou que será injetado em Campinas cerca de R$ 1,1 bilhão provenientes do 13º salário. “Porém, a maior parte das pessoas usará esse dinheiro para pagar dívidas. A esperança é que parte desse valor seja destinado a compras”, afirmou. Vasconcellos ainda destacou que a estimativa de injeção do 13º salário é de R$ 140 milhões a menos do que foi em 2015. “Nesse período tivemos o corte de 20 mil vagas, ou seja, são pessoas que, como estão desempregadas, não terão esse dinheiro extra no final de ano”, alertou.

Representantes de entidades parceiras participaram da divulgação do índice que aconteceu na manhã desta sexta-feira na sede do SindiVarejista, na região central de Campinas.  lancamentoicccampinas4