Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista comemora 70 anos junto ao comércio de Campinas e Região

Sindivarejista comemora 70 anos junto ao comércio de Campinas e Região

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, abriu o evento de comemoração dos 70 anos do sindicato que aconteceu no dia 06 de maio. A festa reuniu cerca de 300 pessoas, entre elas autoridades municipais como o prefeito Jonas Donizette (PSB), juízes e representantes de entidades do setor, na unidade do Sesc Campinas. Em seu […]

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, abriu o evento de comemoração dos 70 anos do sindicato que aconteceu no dia 06 de maio. A festa reuniu cerca de 300 pessoas, entre elas autoridades municipais como o prefeito Jonas Donizette (PSB), juízes e representantes de entidades do setor, na unidade do Sesc Campinas.

Em seu discurso Sanae ressaltou que o comércio é o agente do desenvolvimento local. “Costumo perguntar ao visitar uma cidade desconhecida qual é o primeiro lugar que você vai? O comércio central é a resposta. Se este for acanhado você fica? Não. O contrário, um comércio diversificado, atrativo e acolhedor, você fica e compra. Quem ganha com isto? O comerciante? Não. Todos ganham. A sociedade, a economia, os serviços e o poder público com aumento na arrecadação”, afirmou.

Clique aqui e confira a edição especial da Revista Sindivarejista que comemora os 70 anos do sindicato

Assista aqui ao video-documentário dos 70 anos do Sindi com depoimentos dos varejistas

Confira o depoimento do filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella durante o evento dos 70 anos aqui

A presidente também aproveitou a ocasião para dizer que é de extrema necessidade a simplificação de tributos impostos aos empresários do setor. “Uma infinita lista de impostos atrapalha a vida do empresário, gastamos muito tempo e recursos tentando percorrê-la e cumpri-la. Hoje, além de fazer a gestão do nosso negócio, temos que ser tributaristas, experts nas Convenções de Trabalho, no Código de Defesa do Consumidor entre outros”, disse.

Sanae afirmou que atualmente há cerca de 80 tributos que necessitam de contratação de muitos especialistas. “São necessárias 2.600 horas – homem para lidar com imposto por ano no Brasil, contra 618 na América Latina e 268 na média global. E quem paga esta conta? O tal do consumidor. Portanto, com a simplificação todos ganham. Senhores legisladores, elaborem Leis de incentivo à livre iniciativa, não precisamos de Leis arrecadatórias e punitivas, pois somos trabalhadores e queremos ajudar no crescimento da nossa cidade e de nosso país. Senhores varejistas, nós temos deveres e também direitos. Direito de questionar juros abusivos nos cartões de crédito e débito, taxas de financiamentos bancários nas alturas. Direito de sugerir mudanças nas leis trabalhistas em face ao novo Comércio que acolhe seus consumidores de domingo a domingo”.

A presidente também defendeu que se aplique o ensino direcionado para que o estudante se prepare com mais fundamentação para abrir seu próprio negócio. “O ensino superior no Brasil não vem formando cabeças de empreendedores, mas de empregados. Faltam disciplinas que capacitem alunos para o Comércio, pois muitos chegam sem noções de estratégia, gestão, tributação, Rh especificas para o Varejo”, finalizou.

Exemplo a ser seguido

O gerente do Sesc Campinas, Evandro Marcus Ceneviva, também discursou no evento de comemoração ao aniversário e ressaltou a importância da ação do sindicato na área social. “Me sinto glorioso de participar dessa festa. O que mais chama a atenção é que o sindicato não se preocupada só com seus representados. Mas com projetos que vão além do seu setor, chegam ao cidadão, ao jovem que será o adulto de amanhã. Ele chega com ensinamentos de ação coletiva e de sustentabilidade. Sanae, parabéns pela sua equipe e sua diretoria. Principalmente pelo exemplo que você presta a nós todos”, afirmou.

Prefeito participa da comemoração

O prefeito de Campinas também prestigiou o evento e destacou a entidade desde seu surgimento. “ A história do Sindivarejista é muito interessante porque a entidade nasceu da vontade de comerciantes de se organizarem para cumprir a lei que havia acabado de nascer. Uso isso na minha gestão. As pessoas precisam ser orientadas, não ir direto para a punição. Passamos a usar esse fato com o Procon  que passou a resolver e a equacionar as questões pertinentes do direito do Consumidor”, afirmou.

Jonas também resumiu a importância da atividade e da instituição que representa o comércio varejista. “O comércio local faz com que a economia da cidade se fortaleça e empregue pessoas. O sindicato tem sido uma instituição que representa uma parcela muito importante da sociedade”, afirmou.

Segundo o prefeito, as instituições sempre são mais fortes que as pessoas, mas há situações em que a pessoa simboliza a instituição. “E esse é o caso da Sanae, pelo tempo que está à frente da presidência do Sindivarejista”. Ele citou também sua participação nas comemorações dos 60 anos de existência do sindicato e, agora como prefeito, estar presente nos 70º aniversário. “Fico feliz de estar aqui hoje como aconteceu há dez anos”.

Jonas ainda afirmou que o comércio é a ciência da relação entre as pessoas. “O comércio exige que as pessoas gostem de lidar com gente. Isso é fundamental para a atividade. O discurso da Sanae onde diz que precisamos pensar em um país diferente onde as pessoas devem ser treinadas para serem empreendedoras é muito válido. Quanto aos impostos, eles são necessários no mundo todo. Nós podemos fazer isso de forma mais justa e menos burocrática. A carga tributária no Brasil é pesada, mas mais do que isso é preciso respeitar o tempo das pessoas. Assim como a Sanae chamou nossa atenção para o tempo desperdiçado com os cálculos de  tributos. Como disse a Sanae, é necessário simplificar. O Sindivarejista é uma entidade forte que representa muito bem seus representados. Sanae te cumprimento por essa energia de trabalho e por sua atuação muito importante para toda a região”.

Premiação

Após o discurso do prefeito, o Sindivarejista homenageou seus parceiros de conhecimento com a entrega de placas. Entre os homenageados: Evandro Marcus Ceneviva (Gerente do Sesc Campinas);
Irecê Piazaentin Nabuco (Senac Campinas que foi representada por Andrea Ricci Gomes Moraes);
Sueli Miwa (Senac Americana); Cláudia Itano (Senac Jundiaí);  Marcelo Paganini Gomes da Cunha (Senac Mogi Guacu); João Henrique de Freitas (Senac Sorocaba); Jose Carlos Cavalcante (Sebrae Campinas); Alexander Terra Antunes (Sebrae Jundiai); Jacques Gelman representado por Luiz Macedo (Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas) e Armando Tadeu Rossi (Iladec – Instituto Latino Americano para o Desenvolvimento da Educação, Cultura e Ciência).

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br