Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista distribui panfletos e orienta sobre ato em Campinas

Sindivarejista distribui panfletos e orienta sobre ato em Campinas

Além de orientar os comerciantes do Centro, sindicato distribuirá balões brancos durante a manifestação e sugerir faixas brancas pela Paz nos estabelecimentos

O Sindivarejista manifesta seu apoio ao movimento das ruas que se espalha por todo o País e orienta, através de panfletos (veja texto abaixo), os comerciantes varejistas representados pela entidade a contribuírem e se prepararem para o ato que acontece em Campinas, nesta quinta-feira, dia 20 de junho. A entidade sugere que os estabelecimentos coloquem faixas brancas em sinal de apoio e pela Paz.. O esforço deve ser por uma manifestação pacífica, sem violência e sem destruição física do patrimônio público ou privado da cidade.

Além de enviar e distribuir panfletos com orientações práticas para os comerciantes, onde sugere entre outras coisas que os funcionários sejam liberados mais cedo para participarem da passeata ou retornarem às suas casas em tempo hábil, o Sindivarejista vai distribuir balões brancos durante o movimento na área central da cidade.

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, participou da reunião entre entidades do comércio de Campinas e a Polícia Militar, nesta quarta-feira (19/06), para definir ações em prol da segurança de todos durante a manifestação. Ela disse que também estará nas ruas nesta quinta-feira.

“Todos nós temos nossas bandeiras. A bandeira do Sindivarejista é pelo fim da taxa de 10% do FGTS que os empregadores são obrigados a pagar ao governo no momento de rescisão, um encargo a mais que pagamos sem nenhum retorno; este projeto de lei não prejudica os 40% do FGTS pagos ao trabalhador. Também temos a bandeira de tornar facultativa a opção pela desoneração da folha de pagamento, que o governo criou como obrigatória, mas que para algumas empresas aumentou o encargo. Portanto, estas são as nossas atuais bandeiras, e eu vou à rua por isso”, disse Sanae.
Veja abaixo o texto do panfleto.

ORIENTAÇÕES AO COMÉRCIO VAREJISTA SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE RUA

O Largo do Rosário, em Campinas, será palco amanhã, dia 20, de uma manifestação por melhorias no País que deve reunir milhares de pessoas na área central. A concentração está marcada para as 16h e os organizadores farão uma passeata por ruas e avenidas do Centro a partir das 17h.

Preocupado com algumas ações de grupos isolados que promoveram vandalismo e saques a estabelecimentos comercias nos protestos que ocorreram em São Paulo, o Sindivarejista Campinas orienta seus representados a tomarem ações de precaução para evitar prejuízos aos seus estabelecimentos comerciais:

ORIENTAÇÕES:

– Inicie o fechamento do caixa do estabelecimento às 14h;
– Não deixe grande quantia em dinheiro ou cheques no caixa da loja;
– Não impeça a livre circulação em sua calçada;
– Não coloque lixo nas calçadas, retirando principalmente os produtos inflamáveis;
– Tire lixeiras, entulhos de construções e caçambas da frente do estabelecimento;
– Se possível, retire os produtos da vitrine;
– Se a fachada da loja for de vidro, coloque tecido branco para resguardar o interior da loja.

SUGESTÕES:

– Colocar faixas brancas na fachada a favor de uma manifestação de paz;
– Dispensar os funcionários para que possam usar o transporte público ou participar da manifestação.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br