Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista e Sebrae firmam parceria pra programa de inovação no comércio

SindiVarejista e Sebrae firmam parceria pra programa de inovação no comércio

Projeto consiste em promover práticas de inovação com empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação continuada e personalizada.

O SindiVarejista e o Sebrae firmaram uma parceria para viabilizar um projeto em Campinas de consultoria a empresários, o ALI (Agentes Locais de Inovação). O programa consiste em promover práticas de inovação com empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação continuada e personalizada.

Para o setor do comércio de Campinas, foram destinados quatro agentes, que orientarão, em média, entre 40 e 50 empresas cada. Os segmentos do varejo selecionados para receber consultoria são: ótica, material de construção, pet shop e papelaria e livraria.

A proposta é que o SindiVarejista atue como uma ponte entre o Sebrae e os comerciantes para que compreendam a importância desta ação, que é totalmente gratuita e uma oportunidade única para que empresários encontrem soluções inteligentes para inovar seus negócios. Além disso, os agentes do Sebrae receberão um treinamento sobre o papel do sindicato patronal e os trabalhos desenvolvidos pelo SindiVarejista.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, é preciso que o varejo busque se inovar e que os trabalhadores do comércio reconheçam as oportunidades do setor. “O comércio tem muita coisa a ser explorada e engana-se quem acha que não dá para fazer carreira no comércio”, afirmou.

“O objetivo desse programa é capacitar o empresário para que busque novas soluções”, afirmou a representante do Sebrae Campinas Carla Cozer Stoltenborg.

Como funciona?
O programa ALI é um acordo de cooperaç&aatilde;o técnica entre o CNPq e o Sebrae. As ações são realizadas por agentes bolsistas do CNPq e capacitados na metodologia para acompanhar um conjunto de empresas selecionado pelo Sebrae. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade para as empresas de pequeno porte.

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos. O programa possui as seguintes etapas:

Sensibilização – momento em que a empresa tem contato com a proposta do programa. Para que uma empresa participe, ela não pode estar participando de projetos coletivos Sebrae.

Adesão – momento em que a empresa formaliza seu compromisso com o Programa ALI.

Diagnóstico Empresarial – preenchimento pelo ALI, junto ao empresário, do Diagnóstico Empresarial. O modelo de diagnóstico utilizado é o mesmo do MPE Brasil.

Radar da inovação – preenchimento pelo ALI, junto ao empresário, do Radar da Inovação.

Devolutiva – elaborada pelo ALI, a devolutiva é resultado da análise dos dados e evidências coletadas no Diagnóstico Empresarial e do Radar da Inovação.

Matriz Fofa +  Plano de Ação – após a entrega da devolutiva, o ALI deverá elaborar a Matriz Fofa e o Plano de Ação juntamente com o empresário. Este plano deverá conter no mínimo 5 ações distintas.

Início do Plano de Ação T0, T1, T2 e T3  e Monitoramento do Plano de Ação – o empresário, acompanhado pelo ALI e supervisionado pelo sênior, acompanha a empresa na implantação das ações.

Podem participar empresas de pequeno porte (EPP), com faturamento anual entre R$ 360.000,01 e R$3.600.000,00, atuantes nos setores de Indústria, Comércio ou Serviços.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br