SindiVarejista encerra mês da mulher com debate: Mulher x Trabalho

31 . mar . 2016 Print This Article
Maria Paula do Sebrae abre o debate em evento/Adriano Rosa

Maria Paula do Sebrae abre o debate em evento/Adriano Rosa

O SindiVarejista promoveu na manhã da última quarta-feira (30) o encontro “Mulher no Trabalho: Experiências, Desafios e Oportunidades” com a presença de três palestrantes que conversaram um pouco sobre os desafios da mulher contemporânea. Cerca de 20 mulheres participaram do evento que encerrou as comemorações do mês da mulher.

O bate papo foi iniciado pela presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, que lembrou da evolução das mulheres e a suas conquistas por mais espaço e igualdade na sociedade. “Conquistou o direito ao voto, à licença-maternidade, saiu de casa para ganhar seu próprio dinheiro, passou a tomar decisões sobre a sua vida, ganhou espaço no mercado de trabalho e cada vez mais autonomia. Sabemos que há muito a se fazer para termos uma sociedade mais justa e uma cultura que imponha menos regras às mulheres. Porém, quando discutimos a relação da mulher com o mercado de trabalho e os desafios, como conciliar a ascensão profissional e com a relação familiar por exemplo, contribuímos para que esses obstáculos sejam superados”, disse.

Palestrantes do encontro junto com a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito

Palestrantes do encontro junto com a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito

Na sequência a analista de cultura empreendedora do Sebrae, Maria Paula de Castro Santos, apresentou números sobre o empreendedorismo no Brasil e destacou a participação das mulheres nesses dados. “Este ano, devido à crise, aumentou muito o número de empreendedores por necessidade. Não é mais a pessoa que quer investir, mas sim porque precisa de renda. E muitas são mulheres. A mulher brasileira é uma das que mais empreendem no mundo”, disse. Ela informou as preferências dessas mulheres empreendedoras: 20% beleza; 12% alimentação; 11% comércio e 7% confecção e consertos. Ela também traçou o perfil dessas mulheres.

Pesquisadora e professora Márcia da Mackenzie

Pesquisadora e professora Márcia da Mackenzie/Adriano Rosa

A professora e doutora da Universidade Mackenzie, Márcia Milena Pivatto Serra, falou sobre o comportamento das mulheres com o passar dos anos no mercado de trabalho e abordou a relação entre maternidade, mercado de trabalho, educação dos filhos, casamento e ascensão profissional. “Hoje vemos as mulheres mais ativas, não é mais dependente do marido. Aquela que ficavam em casa cuidando do filho. Hoje, além de cuidar dos filhos, cuida da casa, trabalha e ainda, em grande parte, é provedora do lar”, afirmou a professora.

Para fechar o ciclo de palestras a doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Núcleo de Estudos dos Gênero Pagu, Elaine Bezerra, apresentou as relações de trabalhos desafios e o que foi acontecendo nos últimos anos na vida feminina.

Elaine Bezerra da Unicamp/Adriano Rosa

Elaine Bezerra da Unicamp/Adriano Rosa

Quer a íntegra das apresentações?  Clique abaixo por palestrante:

Maria Paula – Sebrae

Márcia Serra – Mackenzie

Elaine Bezerra – Unicamp

TAG
Desafios e Oportunidades mulher e família mulher e filhos mulher e trabalho Mulher no Trabalho: Experiências mulheres empreendedoras SindiVarejista
CATEGORIAS
Eventos SindiVarejista