Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista esclarece o varejo sobre a Contribuição Sindical

Sindivarejista esclarece o varejo sobre a Contribuição Sindical

Ação voltada para contadores e empresários tem por objetivo proteger os comerciantes de cobranças indevidas e explicar a importância do recolhimento correto

Para proteger os comerciantes varejistas de cobranças indevidas, o Sindivarejista de Campinas e Região iniciou uma campanha de esclarecimento junto aos contadores e empresários do varejo, nas 13 cidades de abrangência do sindicato, sobre a Contribuição Sindical Obrigatória.

A ação voltada para contadores e empresários do varejo representados pelo Sindicato – cerca de 40 mil empresas – tem também o objetivo de explicar a importância do recolhimento correto, que é revertido em benefícios para os varejistas. Conforme determinam os artigos 578 ao 591 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o recolhimento vence no dia 31 de janeiro.

“Janeiro é o mês da contribuição sindical do varejo. Mas é também a época em que chegam muitas contas, e o comerciante que não tem a informação correta corre o risco de ser cobrado indevidamente. Por isso é importante que ele identifique exatamente qual o sindicato que o representa, observando sua região e o perfil de seu negócio”, alerta a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito. “A informação correta é fundamental, especialmente para o pequeno empresário”, defende Sanae.

A campanha de esclarecimento do Sindivarejista será veiculada nos principais veículos de comunicação das 13 cidades representadas (incluindo rádio, jornal e TV). O empresário varejista também receberá em seu endereço postal a Contribuição, cujo verso contém as informações impressas, explicando passo a passo como calcular o valor da Contribuição e também como verificar para qual sindicato patronal deve contribuir.

“No início do ano é bastante comum instituições mal intencionadas enviarem boletos cobrando taxas indevidas. O Sindivarejista não apenas quer contribuir para proteger o empresário, através da informação, como também age eticamente e em caso de pagamentos indevidos”, acrescenta a presidenta.

Contadores e varejistas que tiverem dúvidas sobre como efetuar o pagamento podem obter mais informações no Sindivarejista pelo telefone (19) 3775-5560 ou pelo site:www.sindivarejistacampinas.org.br .

O valor recolhido é fundamental para que o Sindicato continue oferecendo aos seus representados os diversos benefícios, entre eles assistência jurídica gratuita, convênio de saúde com valores menores e a realização de cursos, palestras e consultorias gratuitas. O Sindivarejista ainda mantém parcerias com a Caixa, que oferece uma linha de crédito especial e diferenciada aos varejistas, e com a Fundação Fecomercio de Previdência Privada.

Acesse aqui para obter informações mais detalhadas sobre a Contribuição.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br