Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista faz seminário sobre gestão em tempos de crise nesta quarta-feira. Increva-se

SindiVarejista faz seminário sobre gestão em tempos de crise nesta quarta-feira. Increva-se

Encontros discutirão Gestão de Empresa do Varejo e de Pessoas. A intenção é dar dicas de como o comerciante pode sobreviver a crise. Os encontros são gratuitos

O SindiVarejista está com uma agenda repleta de ações para o 2º semestre deste ano. Além da continuidade dos encontros do Gestão de RH, previstos até novembro, – o próximo ocorre na próxima semana dia 11 (leia mais aqui) – as novidades são seminários que vão auxiliar ainda mais os varejistas a se reinventarem, principalmente em gestão de negócios e pessoas, nesse período conturbado para a economia e que tem refletido diretamente nos custos e no bolso do setor. A intenção é trazer para o empresário soluções criativas para a sobrevivência dos negócios.

Já neste mês, o primeiro seminário será em prol da gestão empresarial eficiente. O encontro irá acontecer no próximo dia 19 de agosto e tem intenção de conscientizar sobre a necessidade de adequações na gestão durante os períodos de turbulência. Será abordada, por exemplo, a importância de seguir tendências de mercado em momentos difíceis, e de reestruturar gastos fixos variáveis.

O seminário é destinado a empresários e donos de pequenos negócios. Serão dois palestrantes. O primeiro será o gerente do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante, que abordará o tema: “Gestão Eficiente em Momentos de Turbulência”. Em seguinda, o consultor do Instituto de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações (IDEPO), Rogério Baptistado, falará sobre “Gestão de Pessoas.

O seminário é gratuito e aberto a interessados.

Os especialistas, além de apresentaram suas ideias e soluções, responderão dúvidas dos presentes. Eles irão focar principalmente em problemas atuais, como o aumento dos custos e baixo volume nas vendas, com intenção de buscar soluções para ampliar as vendas, principalmente no final do ano, época que demanda mais planejamento, porque eleva o quadro de temporários, exige um estoque planejado e é um dos períodos mais importantes para elevar os números do setor.

Segundo especialistas, muitas soluções para grandes problemas estão na simples mudança de hábitos, na adoção de novos procedimentos e em uma comunicação mais transparente com colaboradores. Ainda neste seminário, está prevista abordagem em gestão de pessoas, que cada dia mais aparece como um potencial desafio das empresas de todos os portes. Os especialistas darão dicas de como manter a motivação dos funcionários em uma época de baixas vendas.

Saiba mais sobre os palestrantes:

JOSÉ CARLOS CAVALCANTE
Formação: Administrador de Empresas e Contador
Pós-Graduação: Administração Financeira e Controladoria
Cursos de Especialização:
•       Formação de Consultor de Organização – USP
•       Programa Líder 2020 – Fundação Dom Cabral
•       Empreendedorismo – Babson College Boston
•       Leader Coaching Training – IBC
Cargo Atual:
•       Gerente Regional do Sebrae-SP Campinas

Conteúdo da palestra
Brasil 2010
Brasil 2014 e 2015
Cenários para os Pequenos Negócios para os próximos anos
A melhor forma de superar a crise
“Remédios” para a Crise
Miopia Estratégica
Ausência de Diferenciais Competitivos
Gestão Insuficiente
Soluções do Sebrae-SP para a Crise

Rogério Rodolfo Baptista – Consultor palestrante
Facilitador de Treinamentos e Palestrante. Já capacitou mais de 5 mil profissionais de diversas empresas, como: Grupo Dia, Aeroporto Viracopos, Borgwarner, Transdata, Viskase, Equitronic, Smart Technology, Anhanguera Educacional, RH Brasil, Propay, BSP Assessoria, InoxCVA, Asvotec, CIESP, ACIC.
Autor e facilitador dos treinamentos técnicos e comportamentais: Relações Interpessoais no Trabalho, Desenvolvimento de Equipes, Atendimento ao cliente com excelência, Liderança e Gestão de Equipes, Comunicação Assertiva, Técnicas de negociação e gestão de conflitos; Formação de Analistas de Treinamento; Recrutamento e Seleção; Formação de Instrutores de Treinamento; Capacitação de Avaliadores de Desempenho.
Idealizador do Método Treinamento Motivador.

Formado em Psicologia pela UNIMEP, possui Mestrado em Psicologia Social pela PUC SP e MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Técnico em Mecânica Industrial pela UNICAMP e diversos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de gestão de pessoas, psicologia e administração.
Possui mais de 18 anos de experiência nas áreas de Administração, Recursos Humanos, Qualidade e Produção. Atuou em empresas como GRUPO ORSA, Medley, Grupo Cervellini, Master Foods, Prefeitura Municipal de Campinas, AMBEV e GEC Alsthom Turbinas.
 Docente e Supervisor de estágio em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas à administração, gestão de pessoas e psicologia nas instituições: UNICAMP, Centro Universitário Anchieta, Anhanguera Educacional, FACP, UNIP e FAAL. Ministrou aulas para mais de 3.000 alunos.
Diversos trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais sobre os temas: Desenvolvimento de Equipes, Afetividade e Trabalho, Mediação Emocional em Grupos, Estratégias de Aprendizagem para Grupos, Síndrome de Burnout, Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento de Competências e Desenvolvimento de Liderança.
Diretor do IDEPO

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br