Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista inicia período de Negociações Coletivas de Trabalho

Sindivarejista inicia período de Negociações Coletivas de Trabalho

O Sindivarejista já iniciou o período de Negociações Coletivas de Trabalho 2014/2015. É importante que o empresário varejista acompanhe de perto o andamento das negociações de seu município e fique atento as datas das Assembleias Coletivas para marcar presença.

Na próxima semana acontece a primeira Assembleia com os empresários da cidade de Indaiatuba. Todos os integrantes da categoria econômica representada, associados ou não ao Sindivarejista, da cidade de Indaiatuba estão convocados para participarem de Assembleia Geral Extraordinária que será realizada em 23 de Julho, quarta-feira, às 9h, com segunda chamada às 10h, na sede da Associação Comercial de Indaiatuba, na Rua Bernardinho de Campos, 111, no Centro.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra

Clique aqui e acompanhe o andamento das Negociações Coletivas de Trabalho 2014/2015 para sua cidade.

O que é Convenção Coletiva de Trabalho?

Convenção coletiva de trabalho, ou CCT, é um conjunto de normas estabelecidas entre sindicatos representantes de empregadores (categoria econômica) e de empregados (categoria profissional) para o estabelecimento de regras nas relações de trabalho, possuindo força de lei entre as partes.

A convenção coletiva de trabalho é fruto de negociação entre as partes, através de respectivas comissões de negociação, que são escolhidas e têm o poder de negociação outorgado em assembleias convocadas para esta finalidade. Esse processo é chamado de negociação coletiva.

Caso não haja acordo entre as partes para formalizar uma Convenção Coletiva de Trabalho, as partes poderão ingressar com uma ação junto ao Tribunal Regional do Trabalho (dissídio coletivo), para que este aplique um instrumento normativo, neste caso chamado de Sentença Normativa.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br