Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista lança documentário ‘Memória do varejo: Indaiatuba’

Sindivarejista lança documentário ‘Memória do varejo: Indaiatuba’

Exibição acontece no Cine Topázio, dia 14/08, com presença de 200 pessoas. Filme conta a história de comerciantes da cidade e será exibido nas escolas da rede municipal

O lançamento do vídeo documentário ‘Memória do Varejo de Indaiatuba’ está marcado para o dia 14 de agosto no Cine Topázio, no shopping Jaraguá, em Indaiatuba. O vídeo documentário vai levar para a telona a trajetória de vida e de sucesso de oito varejistas. A estreia terá sessão exclusiva para comerciantes, funcionários e alunos do Programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). Ao todo 200 pessoas, incluindo autoridades municipais, participarão da exibição.

O filme é inspirado na história de oito comerciantes que cresceram e prosperaram junto ao município desde o século passado. Entre os protagonistas, está a história de um dos comércios mais antigos da cidade, a Casa Feres, inaugurada em 1911.

A produção do documentário foi possível após a roda de histórias, no mês de abril, formada pelos empresários varejistas que aceitaram o convite do Conexão Social Sindivarejista. No encontro os comerciantes contaram como aprenderam com os pais e avós o ofício do varejo e, com os conhecimentos obtidos, conseguiram ampliar os negócios da família.

Hoje, se dizem orgulhosos por contribuírem diretamente para o desenvolvimento do município. Além dos comerciantes, alunos do EJA participaram dos encontros dentro do Programa Conexão Social Sindivarejista.

Acervo pessoal

O vídeo com duração de 45 minutos apresenta a evolução da cidade a partir dos relatos dos varejistas. Cada um contou um pouco de sua história, por cerca de cinco minutos, relacionando com a história de Indaiatuba. Além dos depoimentos o filme reúne fotos do acervo individual dos varejistas e imagens atuais de cada comércio.

“Fizemos uma linha do tempo que conta a história de cada um e o momento da cidade. Ficou muito interessante e emocionante”, explicou o coordenador pedagógico do Conexão Social Sindivarejista, Cristiano Barbosa.

“Revivi minha trajetória. Cheguei de Minas com 12 anos. Aqui me firmei como fotógrafo e construí a vida. Montei com um sócio, um estúdio e estou na profissão há 38 anos. Superamos os problemas junto com o município”, disse Antonio Penna, do Silva & Penna Imagens.

“Espero que o filme inspire outras pessoas a empreenderem. Tudo é possível com garra e vontade”, disse o empresário Edson Zerbini, da Sapataria São Vicente, que em 25 anos ampliou para oito lojas o negócio iniciado pelo pai em 1968.

Exibição nas escolas

A coordenadora de projetos da Prefeitura de Indaiatuba, Lucelaine Borges Zampolin Dias, ressaltou a importância do documentário que também será exibido nas escolas da Rede Municipal da cidade. “Além dos alunos do EJA, todos poderão conhecer histórias reais de pessoas que fazem parte do nosso cotidiano e que batalharam para conseguir tudo o que têm hoje. Elas mostram que por meio do estudo e trabalho tudo é possível”, disse a coordenadora Lucelaine.

A presidente do Sindivarejista e idealizadora do Conexão Social Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, ressaltou a importância do documentário. “O comerciante é responsável pelo desenvolvimento regional, pela mudança de cultura e de hábitos de todos em sua volta. É preciso entender isso.”

Assista ao teaser do documentário: http://youtu.be/t-bf1W60Sko

Assessoria de Imprensa Sindivarejista
Adriana Menezes e Luciana Félix
CONTATOS: (19) 3775-5560. Endereço eletrônico:
imprensa@sindivarejistacampinas.org.bradriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.brluciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br