SindiVarejista orienta que empresas não ampliem seus estoques neste momento

by Luciana Felix | 25/03/2020 11:44

Com o decreto de fechamento do comércio feito pelo governador João Doria (PSDB) e pelas prefeituras municipais para conter o avanço do coronavírus, o SindiVarejista de Campinas e Região, em parceria com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo), recomenda que as empresas de bens duráveis e semiduráveis não ampliem seus estoques.

“Este não é o momento de investir, endividar-se ou assumir compromissos no longo prazo”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

São 460.137 estabelecimentos que estarão de portas fechadas em todo Estado até, ao menos o dia 7 de abril, o que representa 67,7% do total do comércio varejista e atacadista. Juntos, eles geram 1.326.473 empregos formais.  O comércio varejista, diretamente afetado pela medida, movimenta cerca de R$ 1 bilhão todos os dias no Estado.

“Ainda não é possível mensurar o quanto desse total deixará de ser movimentado, visto que ainda haverá atendimento por aplicativos, sites e delivery”, acrescenta. Até o momento, o SindiVarejista e a Fecomercio não têm dados fechados sobre qual será a queda no faturamento e os impactos econômicos na região de Campinas com a quarentena.

Outra recomendação é que os empreendedores fiquem atentos ao fluxo de caixa e aos gastos fixos, além de avaliar que um crédito bem contraído e planejado é melhor do que deixar de pagar os compromissos, tornar-se inadimplente e ter que correr atrás de juros.

Lembramos também que o DesenvolveSP e o Banco do Povo anunciaram liberação de R$ 500 milhões em crédito, o que se configura como uma boa opção para fugir dos juros altos das instituições financeiras tradicionais.

LEIA TAMBÉM:

SindiVarejista articula junto às prefeituras suspensão de prazo para pagamento do IPTU e ISS e reabertura do comércio dia 7 de abril, como prevê decreto estadual[1]

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Instagram, [2] Facebook e [3]Linkedin[4]

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. SindiVarejista articula junto às prefeituras suspensão de prazo para pagamento do IPTU e ISS e reabertura do comércio dia 7 de abril, como prevê decreto estadual: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/sindivarejista-articula-suspensao-do-prazo-para-pagamento-de-iptu-e-iss/
  2. Instagram, : https://www.instagram.com/sindivarejistacps/
  3. Facebook e : https://www.facebook.com/sindivarejistacampinas/
  4. Linkedin: https://www.linkedin.com/company/3782857/admin/updates/

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/sindivarejista-orienta-que-empresas-nao-ampliem-seus-estoques-neste-momento/