Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista parabeniza Indaiatuba por seus 181 anos

Sindivarejista parabeniza Indaiatuba por seus 181 anos

Parceria de sucesso em 2011 do Conexão Social Sindivarejista com Indaiatuba continua em 2012; cidade abriga grandes empresas e cresce ordenadamente

O Sindivarejista parabeniza a cidade de Indaiatuba, que completou 181 anos no dia 9 de dezembro. Em 2011, o sindicato levou para Indaiatuba o Programa Conexão Social Sindivarejista, que foi recebido pelos alunos do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) das EMEBs Vicente Bernardinetti Viber e Leonel José Vitorino Ribeiro, em Indaiatuba, no final de maio. A parceria com a Prefeitura terá continuidade em 2012.

Os personagens Gastão e Poupança sensibilizaram, ao longo do ano, os 175 estudantes sobre a importância do orçamento familiar. No dia 22 de outubro, durante a Feira Literária de Indaiatuba, no Centro Esportivo do Trabalhador, houve uma exposição de 80 fotografias produzidas pelos alunos do EJA durante a Caminhada Fotográfica promovida pelo Conexão Social. Um show de Gabriel Sater, no dia 24 de outubro, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), encerrou as atividades do ano pelo programa Conexão
Social Sindivarejista no município.

A presidente do Sindivarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, e a secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, fizeram a entrega simbólica às alunas Benedita Pereira da Silva Dutra e Ana Lúcia Carneiro do certificado de participação nas atividades do programa. “Acredito que muitas coisas do projeto vão contribuir para uma qualidade de vida melhor de todos vocês”, disse a secretária aos alunos durante a cerimônia de encerramento.

A História

O nome "Indaiatuba" vem da língua tupi-guarani: "Indaiá" que quer dizer palmeira, e "tuba", que significa grande quantidade. Indaiatuba é o lugar de muitos "Indaiás". Indaiatuba fica a 99 km da capital paulista e a apenas 25 km de Campinas. A cidade possui ótimos indicadores de qualidade de vida e boa infraestrutura pública.

Indaiatuba se destaca no turismo de negócios, com a presença de grandes empresas do setor automotivo como a Toyota do Brasil e o campo de provas da General Motors. Também se localiza na cidade o Mosteiro de Itaici, onde acontece a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Indaiatuba &eaeacute; hoje um dos maiores produtores de uva de mesa do Estado, esta cultura agrícola é, portanto, a mais importante do município. São mais de 7 milhões de pés produzindo cerca de 4 milhões de caixas por ano. O turismo rural também é destaque na economia local. Paralelamente, acontecem na cidade vários eventos esportivos como os campeonatos de motocross, bicicross, skate e ciclismo.

Área da unidade territorial: 311,3 Km2
Altitude: 624m
Prefeito 2009/12: Reinaldo Nogueira – PDT 12
População de Indaiatuba