Sindivarejista participa da 7ª Feira Literária de Indaiatuba

by Webmaster | 31/10/2013 11:31

Dezenas de pessoas participaram no último sábado (19) da 7ª edição da Feira Literária de Indaiatuba que aconteceu no Espaço Viber. O evento teve a participação pelo terceiro ano consecutivo do Sindivarejista em parceria com a Secretaria de Educação. Este ano o Sindivarejista apresentou o Blog do Julio para crianças e adolescentes que formaram longas filas em frente ao stand do sindicato para receberem material educativo (entre eles, a Caderneta do Orçamento Familiar, revistinha do Julio e jogos de tabuleiro do Consumo Consciente). No local, jovens e crianças também foram informados de como acessar o blog para aprender dicas de como inserir o consumo sustentável e consciente no dia a dia. 

Uma segunda ação do Sindivarejista em parceira com o Sesc levou para os corredores da feira dois contadores de histórias que ao som de violino distribuíram poemas de “O Carteiro e o Poeta”, de Pablo Neruda, e pequenas poesias de Millôr Fernandes.

Para a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, participar da Feira Literária é uma grande satisfação. “Agradecemos a oportunidade, pelo terceiro ano consecutivo, de estarmos lado a lado com a Secretaria de Educação nesse projeto de grande visibilidade, fruto do ‘Ler Faz Bem’”, afirmou. “Acreditamos na Educação como forma de transformação social e crescimento individual de cada cidadão.”

De acordo com a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, Lucelaine Borges Zampolin Dias, a parceria também é importante para a Prefeitura. “Educação para o consumo e educação financeira fazem parte das temáticas do Ministério da Educação consideradas importantes”, afirmou.

Stand movimentado

O personagem Julio chamou a atenção dos pequenos durante a feira. Muitos quiseram conhecer e entender como fazer para falar com o novo amigo que adora passar dicas sobre sustentabilidade em seu blog. A pequena Beatriz Marques de Souza, de 6 anos, quis deixar um recado ao menino no blog. “Contei pra ele que tenho um cofre onde guardo moedas e não jogo sujeira no chão. Também levo sacola de lixo na praia para não estragar a natureza”, disse a pequena que estava acompanhada da mãe Aline Juliana Marques, de 26 anos. “É nossa responsabilidade despertar nas crianças essa consciência. Vou utilizar o blog, que é uma forma divertida e atraente, para crescer ainda mais isso nela”, afirmou.

Os amigos Gustavo Ferreira da Silva e Renato Guimarães, ambos de 10 anos, também não perderam oportunidade de escrever para o Julio e afirmaram que irão visitar com frequência sua página na internet. “O jogo do Julio é muito legal porque ajuda a ver como as pequenas atitudes ajudam as pessoas e a natureza”, afirmou Gustavo. Já Guilherme disse que ia entregar a Caderneta do Orçamento Familiar aos pais. “Eles já me ensinam a poupar porque quero um videogame novo. Agora com as dicas vou conseguir juntar mais dinheiro”, disse.

As crianças também participaram do Concurso Cultural para concorrer a um kit com camiseta exclusiva do blog. Elas escreveram uma frase sobre o que acham que a Feira Literária de Indaiatuba tem a ver com o Blog do Julio. O concurso ainda está valendo quem quiser participar pode entrar no site: sindivarejistacampinas.org.br/blog-do-julio// e escrever a frase. As 15 melhores frases serão selecionadas e premiadas com os kits. A divulgação será no dia 28 de outubro.

Além das crianças, a apresentação do Blog chamou a atenção de adultos que estavam na feira. A diretora pedagógica do Colégio Escala, Rosângela Silva, conheceu e elogiou a iniciativa do Blog. “Vou levar o material e apresentar como ferramenta pedagógica durante as aulas. Vamos acompanhar os post do Blog”. A também coordenadora pedagógica da Escola Infantil Crescer, Luciana Gadolfi, afirmou que está desenvolvendo um projeto de consumo sustentável com as crianças da escola e vai utilizar o material do Blog do Julio. “Temos que despertar nas crianças essas iniciativas para crescerem conscientes. O Blog veio de encontro as minhas aspirações e vou incluir no projeto. Faltava um blog com mais cara de criança”, disse ela.

Poesias

Os atores Leonardo Mologni e Rodrigo Nasser levaram palavras doces e sábias, além de boa m&uauacute;sica as pessoas que visitavam a feira. A dupla se aproximava das pessoas que caminhavam pela feira e entregavam papeis com pequenas poesias. “Foi muito criativo e agradável. São belas frases que somada a uma boa música, fazem brotar sorriso no rosto”, afirmou o enfermeiro Valdir de Marchi.

7ª Feira Literária

A Feira Literária de Indaiatuba é um evento que já faz parte do calendário oficial do município. Esse ano, mais de 12 mil livros foram expostos, todos construídos artesanalmente, além dos Livros Virtuais de cada ano/série eleitos na etapa de seleção final das Escolas de Ensino Fundamental. Todos os 18 mil alunos do Ensino Infantil e Fundamental estão envolvidos no projeto. A descrição completa do projeto ‘Ler faz Bem’ poderá ser encontrada no site da Prefeitura de Indaiatuba, no link Portal da Educação. 

Conexão Social Sindivarejista

O Sindivarejista investe na Educação com ações voltadas para jovens e crianças, como o Blog do Júlio, que transmite informação e educação para o consumo consciente. Nos últimos três anos, também realizou em Indaiatuba o programa Conexão Social Sindivarejista nas turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) das escolas da cidade, colhendo resultados revigorantes no que diz respeito à dignidade do ser humano.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br[1])
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br[2] ;
luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br[3]

 

Endnotes:
  1. imprensa@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
  2. adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
  3. luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/sindivarejista-participa-da-7-feira-literaria-de-indaiatuba/