Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista participa da 7ª Semana do MEI do Sebrae em Campinas

SindiVarejista participa da 7ª Semana do MEI do Sebrae em Campinas

As atividades ocorreram no Largo da Catedral, no Centro, onde será instalada uma tenda com toda infraestrutura para atendimento e uma sala de capacitação para a realização de palestras e oficinas

O Sebrae promove na próxima semana, entre os dias 13 e 18 de abril, a 7ª Semana do Microempreendedor Individual. Haverá uma ampla programação gratuita com atendimento, palestras e oficinas. O evento também contará com a participação do SindiVarejista que estará com um stand onde apresentará suas principais ações relacionadas à Convenção Coletiva de Trabalho, Salário de Ingresso e Trabalho aos Feriados. Um colaborador do sindicato vai atender os interessados.

As atividades ocorrerão no Largo da Catedral, no Centro, onde será instalada uma tenda com toda infraestrutura para atendimento e uma sala de capacitação para a realização de palestras e oficinas.

As atividades têm como objetivo principal a capacitação dos Microempreendedores Individuais, por meio de oficinas gratuitas e orientações sobre as obrigações legais do MEI, serviços de baixa, formalização, alteração da empresa, orientações com relação ao preenchimento da Declaração Anual e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.

A programação também contará com a parceria do Banco do Povo para orientação sobre concessão de microcrédito, do INSS com informações sobre os benefícios sociais para quem formaliza a atividade pelo MEI, além do Sesi e Corpo de Bombeiros.

O Escritório Regional do Sebrae-SP, no bairro Vila Nova, também terá atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h e plantão no sábado (18/4), das 9h às 12h.

Na Casa do Empreendedor serão apresentadas duas oficinas com o tema SEI Controlar Meu Dinheiro, visando orientar os microempreendedores individuais sobre os cuidados na gestão do dinheiro e a importância do fluxo de caixa.

De acordo com o gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante, a semana é uma ação de mobilização importante que facilitará o atendimento ao microempreendedor individual no esclarecimento de dúvidas sobre obrigações legais, a exemplo da Declaração Anual e possibilitará a capacitação em temas fundamentais como finanças.

Sobre o MEI

Para ser um microempreendedor individual, além do limite de faturamento, o interessado não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Entre as vantagens está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), possibilitando a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais, além dos benefícios da Previdência como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Enquadrado no Simples Nacional, o MEI é isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e recolhe, mensalmente, apenas o pagamento mensal de R$ 39,40 (INSS), acrescido de R$ 5,00 (Prestadores de Serviço) ou R$ 1,00 (Comércio e Indústria) por meio de carnê emitido através do Portal do Empreendedor, além de taxas estaduais/municipais que devem ser pagas dependendo do estado/município e da atividade exercida.

7ª Semana do Microempreendedor Individual

Onde:

Tenda do MEI no Largo da Catedral (Praça José Bonifácio, s/n, Centro)

Casa do Empreendedor (Av. Campos Sales, 427, Centro)

Sebrae-SP ER Campinas (Av. Imperatriz Leopoldina,272, Vl. Nova)

Quando: 13 a 18 de abril, de segunda à sexta-feira das 9h às 17h e sábado das 9h às 12h

13/04 – Segunda-feira

10h às 12h – Palestra Corpo de Bombeiros: "Segurança e Risco" (Tenda)

14h às 16h – Palestra Tudo que o Empreendedor Individual precisa saber para estar legal (Tenda)

14/04 – Terça-feira

10h às 12h – Palestra Sesi: "Segurança Alimentar"quot; (Tenda)

14h às 16h – Palestra Corpo de Bombeiros: "Segurança e Risco" (Tenda)