Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista participa do encerramento do TJC 2015

SindiVarejista participa do encerramento do TJC 2015

Alunos foram premiados em concursos de fotografia e redação. Festa contou com 1,2 mil estudantes

Mais de mil alunos da rede pública participaram na noite da última quinta-feira (29) do encerramento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) realizado em 28 escolas durante o ano pela Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª região). O SindiVarejista é parceiro do projeto e a presidente da entidade, Sanae Murayama Saito, esteve presente no evento junto com autoridades.

O encerramento foi realizado no galpão do SESC onde também o Sindivarejista expôs os painéis pintados durante a oficina de grafite “O Trabalho é uma Arte”, desenvolvido pelos estudantes da escola municipal Pierre Bohomme, que integram a EJA (Escola de Jovens e Adultos).

Vinte alunos foram premiados nos concursos de redação e fotografia – 10 em cada categoria – com um smartphone durante o evento. Os textos vencedores foram representados uma atriz. Com o tema “Retratos da Vida: o Trabalho Justo e Cidadão”, os participantes contaram em fotos e textos histórias pessoais e suas relações com o trabalho. O evento foi encerrado com um “flash mob” realizado pelos próprios estudantes.
Para a Sanae, o projeto TJC realizado durante o ano foi importante para ressaltar ainda mais com os estudantes – jovens e adultos – as temáticas cidadania, trabalho e justiça. “Ter a Amatra como parceira deste projeto é muito valioso para o SindiVarejista, que valoriza o trabalho em rede e acredita na transformação social”, disse
“Percebemos a  riqueza que cada um retrata em sua história de vida, com redações lindas e fotografias emocionantes. Esse programa deve servir de estímulo para todos os participantes”, afirmou a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Americana e Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV.

Oficina de grafite envolve estudantes da EJA
A parceria do SindiVarejista no TJC ocorreu por meio de oficinas de grafite com alunos da EJA, matriculados na escola municipal Pierre Bohomme, na Vila Industrial. Vinte alunos se inscreveram na oficina de grafite, realizada em quatro módulos, e aprenderam sobre a técnica, além de discutirem essas temáticas.
As telas resultaram em uma exposição itinerante “O Trabalho é uma Arte” que fica exposta até quarta (28) no Senac e depois segue para  o Sesc, para integrar a culminância. A partir do dia 30, a exposi&cceccedil;ão estará no MIS (Museu da Imagem e do Som).