Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista promove curso gratuito sobre designado CIPA para o Varejo

SindiVarejista promove curso gratuito sobre designado CIPA para o Varejo

Voltado para empresas do varejo que não se enquadram no Quadro I da NR 05 o intensivão acontece de 23 a 25 de maio no Espaço Conexão Empresarial. Ao todo serão 20h de aula e treinamento com especialista da área

Consultor da Roperbras Segurança, Denílson dos Santos, durante palestra sobre Segurança no Trabalho
Consultor da Roperbras Segurança, Denílson dos Santos, durante palestra sobre Segurança no Trabalho

O SindiVarejista, em parceria com a Roperbras, promove de 23 a 25 de maio um curso gratuito e intensivo sobre designado CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) voltado para empresas do Varejo que não se enquadram no Quadro I da NR 05. Nos dois primeiros dias o curso será em período integral e, no dia 25, meio período. Ao todo, serão 20h de aulas.

 

Clique aqui e se inscreva gratuitamente!

 

O intensivão será voltado ao treinamento de prevenção de acidentes nos vários tipos de comércio entre eles lojas de rua, de centros comerciais, supermercados, entre outros setores. Especialistas da Roperbras, empresa especializada em Segurança do Trabalho, serão os responsáveis pelo treinamento.

Apesar de ser bastante difundido, muitos empresários do varejo não imaginam que toda empresa que possuí funcionário com carteira assinada é obriagada a ter CIPA. Pela Norma, as micros ou pequenas (até 20 funcionários), não estão obrigadas a constituir o grupo de cipeiros, mas estão obrigadas a promover o treinamento de um funcionário para atender aos dispositivos especificados na Norma. “A CIPA é hoje uma das importantes ferramentas de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A ideia é que empregador e funcionários trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho”, explicou o consultor da Roperbras Segurança, Denílson dos Santos.

“O membro da CIPA é um funcionário que divide o seu tempo de trabalho entre exercer a função para o qual foi contratado e exercer o trabalho voluntário de prevenção. Para conseguir realizar esse nobre trabalho a CIPA usa várias ferramentas”, adiantou.

Durante o curso o especialista irá analisar vários aspectos que envolve a atividade do comércio como o ambiente das condições de trabalho, os riscos possíveis e como prevenir. Também irá analisar as possíveis doenças de trabalho desenvolvidas na atividade e como evitar. O especialista, de maneira geral, vai tirar todas as dúvidas relacionadas ao tema e ajudar as empresas do comércio a corrigir ou implantar em caso de não ter a Comissão já formada.

Conteúdo: O treinamento para a CIPA deverá contemplar, no mínimo, os seguintes itens:

  1. estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
  2. metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
  3. noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
  4. noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
  5. noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
  6. princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
  7. organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

 

Quando: dias 23, 24 e 25 de Maio.

Clique aqui e se inscreva!