Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista realiza encontro sobre exclusão do ICMS na base do PIS/Cofins

SindiVarejista realiza encontro sobre exclusão do ICMS na base do PIS/Cofins

Reunião será realizada dia 26 de setembro, das 9h às 11h, com objetivo de orientar os associados sobre pagamento de imposto indevidamente.

O SindiVarejista realiza no próximo dia 26 de setembro, um bate-papo sobre o direito garantido às empresas de excluir o pagamento do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins. O encontro será realizado das 9h às 11h, no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista, na Rua General Osório,883 – 5º andar.  É gratuito e as inscrições podem ser feitas aqui.

A proposta deste encontro é apresentar às empresas associadas este novo serviço oferecido pelo SindiVarejista. A entidade obteve uma liminar na Justiça que garante a exclusão deste imposto às empresas com lucro real e presumido.

A desoneração do imposto significa uma economia equivalente a um mês de faturamento da empresa a cada cinco anos. Essa oportunidade é possível graças ao mandado de segurança impetrado pelo SindiVarejista e, como substituta processual das empresas, os associados são beneficiados pela decisão. A liminar está baseada no julgamento realizado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em que a maioria dos ministros decidiu a favor dos contribuintes por entender que a cobrança do ICMS na base do PIS/Cofins é inconstitucional.

A iniciativa do SindiVarejista é feita em parceria com o escritório Alcantara Advogados e Associados e tem como objetivo facilitar esse benefício aos varejistas associados.  Apesar de haver uma decisão no STF a favor dos contribuintes, se não houver autorização judicial, a empresa continuará pagando os impostos desnecessariamente.

O encontro contará com a presença do consultor parceiro do SindiVarejista, Pedro Cromo, que irá orientar e tirar todas as dúvidas das empresas interessadas.

SAIBA MAIS NO VÍDEO: