Supermercado doa água para Município fazer limpeza de Carnaval

by Webmaster | 19/02/2015 11:02

Uma iniciativa sustentável do supermercado Pague Menos, em Artur Nogueira, contribuiu para a limpeza de ruas e avenidas da cidade durante o Carnaval. O supermercado doou parte da água captada durante chuvas que atingiram o Município para que a Prefeitura utilizasse durante os quatro dias de folia. Segundo estimativa da Administração municipal, foram economizados, no período, cerca de 100 mil litros de água com a iniciativa.

O Pague Menos, que foi inaugurado há cerca de dois meses na cidade, consegue armazenar a água da chuva por meio de calhas que conduzem a água até um reservatório subterrâneo onde permanece até a transferência para os caminhões-pipa da Prefeitura. Cada caminhão consegue armazenar entre 12 e 13 mil litros.

Por dia, foram usados de dois a três caminhões na limpeza. Ao todo, o reservatório tem capacidade para guardar cerca de 150 mil litros de água no subsolo do mercado. Se não fosse utilizada pelo Município a maior parte da água iria para córregos da cidade. A única exigência do supermercado é que o reservatório mantenha cerca de 40% de sua capacidade caso haja alguma emergência, no estabelecimento, como incêndio por exemplo.

“A iniciativa foi muito positiva, contribuiu com a limpeza da cidade, inclusive nessa temporada de Carnaval, onde as ruas ficam muito sujas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Alcir Caetano.

Devido ao sucesso a parceria entre supermercado e Prefeitura irá continuar e a água reservada no estabelecimento continuará sendo doada para a limpeza de vias públicas, rega de canteiros e jardins. Segundo o secretário, a conscientização tem sido muito importante. “Esse tipo de iniciativa contribui muito com a economia de água, por isso estamos conseguindo manter os níveis de água necessários para abastecer a cidade”, disse.

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, lembra que iniciativas como essa devem ser disseminadas no setor varejista. “São ideias como essa que fazem a diferença e levamos, como exemplo, para ser multiplicadas no nosso Projeto Conexão Social SindiVarejista que visa o desenvolvimento local sustentável”, afirmou.

Clique aqui e assista matéria da Eptv sobre o assunto

Clique aqui e curta o SindiVarejista no Facebook para ficar por dentro das principais notícias do Varejo

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) com O Nogueirense
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/supermercado-doa-agua-para-municipio-fazer-limpeza-de-carnaval/