Home  > Notícias do Varejo  > Supermercados criam área para produtos prestes a vencer

Supermercados criam área para produtos prestes a vencer

Produtos com data de validade próxima ao vencimento podem ser encontrados com até 40% de desconto. Vantagem pro consumidor e para as empresas.

produtosquasevencidosOs preços nos supermercados andam assustando os consumidores – e com razão: nos cinco primeiros meses desta ano, o custo da cesta básica subiu 7,55% em São Paulo.

Para encher os carrinhos, além de pesquisar, os consumidores também devem procurar por ofertas e dar uma boa olhada nas pratearias que comercializam produtos próximos a data de vencimento – que podem significar uma economia de até 40%.

Cada dia mais comuns nos supermercados, os nichos para produtos que estão perto da validade andam em alta em tempos de crise. E a variedade é grande – até mesmo itens importados estão disponíveis.

É uma alternativa interessante tanto para os supermercados, que assim reduzem o desperdício de alimentos, quanto para os consumidores, que garantem uma boa economia no bolso.

A dona de casa Maria José Silva se tornou uma verdadeira caçadora de preços nos supermercados. “Sempre olho os folhetos de ofertas e agora também passei a observar as prateleiras com produtos próximos do vencimento. Já há supermercados com alas próprias só para essas mercadorias, mas a maioria não faz uma distinção clara. Mas vale a pena procurar. Já comprei itens importados bem mais em conta”, disse.

O montador de móveis Clebis Adriei Carvalho é outro que já aprendeu a nova tática. “Esses produtos precisam ser consumidos mais rápido, mas custam muito mais barato, até pela metade do preço. E nunca tive problema com nada do que comprei”, comentou.

A funcionária pública Juliana Regina Bezerra Silva também sempre observa a prateleira dos itens próximos ao vencimento. “Sempre encontro produtos bem mais baratos. Acho que a estratégia dos supermercados em vender esses produtos mais baratos traz benefícios tanto para o consumidor quanto para a loja. Economizo bastante aproveitando as ofertas”.

Sem desperdício

A diretora de sustentabilidade corporativa do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Laura Pires, afirmou que, em 2014, a empresa instalou em unidades do Extra e do Pão de Açúcar gôndolas com produtos próximos ao vencimento.

“O objetivo da companhia, com a iniciativa, é reduzir o desperdício de alimentos, incentivando o consumo e a oferta consciente”, comentou. Ela disse que são oferecidos produtos perecíveis e não perecíveis com descontos de até 40%.

“Atualmente, temos essas gôndolas também nas lojas de Mini Mercado e de Minuto Pão de Açúcar”, Laura comentou que a quantidade de produtos nas prateleiras depende da oferta e disponibilidade em cada unidade, e esclarece que os itens são agrupados em uma gôndola especial, com sinalização adequada e a informação dos descontos. As gôndolas podem ser de produtos refrigerados ou não.

A diretora informou ainda que são oferecidos produtos nacionais e importados. “São itens das mais variadas marcas e nacionalidades, atendendo ao perfil de consumo de cada loja”. Laura comentou que em razão da situação econômica atual, o consumidor está mais sensível a preço. “Essa iniciativa acaba sendo uma das formas oferecidas pelas redes para quem busca economizar, mas, acima de tudo, valoriza o consumo consciente”, reforçou.

A executiva do GPA informou que cada loja já conta com um espaço adequado, que pode chegar a uma gôndola inteira para itens de mercearia (que não precisam de refrigeração) e espaços próprios em freezers para os itens refrigerados.

“O que direciona essa disposição é o tamanho de cada loja e a disponibilidade dos produtos, mas estamos continuamente melhorando nossos processos para aprimorar a oferta de consumo”, concluiu.

Fonte: Correio Popular