Home  > Notícias do Varejo  > Sustentabilidade mudará rapidamente o varejo, afirma especialista

Sustentabilidade mudará rapidamente o varejo, afirma especialista

“O varejo mudará mais nos próximos 10 anos do que nos últimos 100”, afirma Paco Underhill.

Os profissionais de Marketing, tanto do varejo quanto da indústria, tentaram por todos os meios disponíveis, por anos a fio, convencer o consumidor a comprar cada vez mais. Agora, no entanto, eles vivem um dilema, pois um mundo mais sustentável pressupõe menos consumo.

Um dos maiores especialistas em ponto de venda do mundo, Paco Underhill, Fundador e CEO, Envirosell, comprovou a tese de que o excesso tende a diminuir. O próprio Paco trocou seu carro antigo por um usado. Ele também mostrou lojas como a da Puma que utilizam materiais reciclados.

A pop up store da marca esportiva, por exemplo, é um contêiner. Outros segmentos também podem ser mais sustentáveis. O primeiro computador da Apple que Underhill comprou veio com mais de 50 páginas de manuais. Hoje, tudo é online.

A regra agora é procurar saídas inteligentes e criativas. A tecnologia tem ajudado neste desafio. Desde o ano passado, os kits de apresentação dos carros da Hyundai foram substituídos por apresentações no iPad e grandes casos de sucesso em posicionamento verde como a Whole Food tem perdido espaço na mente dos consumidores. Isso porque o Walmart tem investido em uma série de ações mais sustentáveis, como a utilização de energias renovavéis, e, para os norte-americanos, já representa a vanguarda.

O conceito de sustentabilidade tem sido o foco da educação no mundo todo. “As crianças já sabem como os produtos são criados e como são desperdiçados”, afirma Paco Underhill, para quem a tecnologia ajudará a comprar melhor. Talvez, até, apenas o necessário, quando um aplicativo avisa o que precisa ser reposto na dispensa na quantidade certa. “O varejo mudará mais nos próximos 10 anos do que nos últimos 100”, aponta o especialista.