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Taxa de conversão é o grande desafio do e-commerce: só 1,65% dos links viram compra

Adotar medidas simples, mas eficientes, pode ser o diferencial que falta para aumentar as vendas

Como transformar visitas na loja virtual em vendas? Aumentar a taxa de conversão é o maior dilema de qualquer comércio eletrônico. Perguntas como “por que a maior parte dos usuários deixam o site sem comprar nada?” e “como reduzir o abandono de carrinhos que já tinham produtos selecionados?” povoam a mente dos empreendedores voltados para o segmento online.

De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, a taxa média de conversão brasileira é baixíssima: apenas 1,65%. No entanto, existe uma série de medidas e cuidados que podem ajudar – e muito – a melhorar esse índice.

O primeiro passo para aumentar as vendas é conhecer bem o perfil do consumidor que navega no seu site. Para isso, é fundamental utilizar ferramentas como o Google Analytics. Com ele, é possível saber, por exemplo, de onde os usuários vêm, quanto tempo eles navegam, quais são os conteúdos mais buscados e a taxa de abandono das páginas. Com essas, e muitas outras, informações em mãos, é possível adequar o site de modo que ele atenda às necessidades e expectativas do usuário. Afinal, se eu sei quais são os conteúdos mais buscados pelos usuários, vou colocá-los em destaque, não é mesmo?

Outra forma de conhecer o público-alvo é dialogar diretamente com ele. Isso pode ser facilmente feito por meio de formulários disponibilizados no próprio site ou encaminhados por e-mail. Para isso, existem ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas como o Google Form ou o SurveyMonkey. O importante é que a abordagem seja simp&aacaacute;tica – nada de enviar vários spams por dia para a caixa das pessoas cadastradas no site – e objetiva. Não tente obter todas as informações de uma única vez e, na medida do possível, ofereça opções de respostas para o consumidor. Deixar o formulário totalmente aberto, além de trazer retornos que não tem nada a ver com o que você busca, pode desestimular o usuário a respondê-lo.

E-mail marketing

Sim, o tão falado e contraditório e-mail marketing é uma ferramenta que, se bem utilizada, pode converter em vendas. No entanto, ao fazer uso desse recurso, o empreendedor precisa estar atento para alguns aspectos como o fato de que apenas 25% das pessoas que recebem o e-mail irão abri-lo. Desse total, apenas 2% resultam em compras. Antes de investir nessa solução, é preciso que o empreendedor leve esses números em consideração.

Outro fator importante e que interfere diretamente nos resultados é ter uma lista qualificada de e-mails. Não adianta comprar uma lista enorme de pessoas que não têm qualquer relacionamento com o seu negócio. Para que ações na internet gerem resultados positivos é preciso provocar engajamento dos usuários, e isso não acontece com quem não tem qualquer interesse pelo objeto em questão. Sendo assim, o ideal é trabalhar com os usuários já cadastrados no seu site, por mais tentador que seja comprar uma dessas listas com centenas de milhares de e-mails disponíveis por aí.

Ainda com relação ao e-mail marketing, nunca é demais ressaltar que o envio excessivo de mensagens indesejadas (spam) pode gerar retornos negativos para o destinatário, como a antipatia do usuário. Por isso, use o bom senso na hora de definir o cronograma de envios e, principalmente, ofereça ao usuário – de forma visível – a opção de se descadastrar.

Outros cuidados importantes

Além de adequar o conteúdo do site de acordo com o perfil do usuário e enviar e-mails marketing (com moderação), existem outros aspectos que precisam ser levados em consideração e tratados com atenção pelos e-commerce. E fazer uma boa avaliação técnica do site está no topo da lista de prioridades.

Como querer que o usuário conclua uma compra que dá erro após cada clique? Para evitar esse tipo de situação, é importante verificar se o e-commerce está compatível com todos os tipos de browsers e sistemas operacionais disponíveis no mercado. Além disso, lembre-se que cada vez mais os smartphones têm sido utilizados em substituição aos computadores. O seu site oferece uma versão mobile amigável?

Existem ainda várias outras soluções que devem ser levadas em consideração por quem quer aumentar a taxa de conversão, entre elas:

criar o recurso de wish list (lista de desejo), permitindo que o usuário deixem memorizados os produtos que lhe interessam e não precise navegar tudo novamente quando quiser adquirir algum deles;
oferecer páginas criativas, com layout atraente, boas fotos e descrição detalhada dos produtos;
na sacola de compras, disponibilizar de forma clara todos as informações necessárias para a conclusão da compra; ter um site intuitivo e amigável; oferecer uma boa assistência pós-venda.

O fato é que, mesmo que não exista uma receita pronta para o sucesso no comércio eletrônico, não dá para questionar a importância de dois elementos-chave para o crescimento das vendas: a plataforma (site) e o conteúdo. O aumento da taxa de conversão está diretamente ligado ao investimento na qualidade desses dois itens. E aí? Eles estão contemplados a contento no seu e-commerce?

Fonte: sebrae.com.br