Home  > Notícias do Varejo  > Telas pintadas em oficina de grafite iniciam exposição dia 9

Telas pintadas em oficina de grafite iniciam exposição dia 9

Painéis pintados em grafite são fruto de uma oficina realizada pelo SindiVarejista com 20 alunos.

A exposição itinerante “O trabalho é uma arte”, que irá apresentar 16 painéis produzidos por alunos jovens e adultos da rede pública durante oficina de grafite, terá sua primeira vernissage dia 9 de outubro, às 9h30, no Senac Campinas. Até o final do ano, a exposição percorrerá vários espaços de Campinas, como MIS (Museu da Imagem e do Som), SESC e o Paço Municipal.

A exposição é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Conexão Social SindiVarejista e parceiros com um grupo de 20 alunos, com idades entre 15 e 66 anos, da escola municipal Pierre Bohomme, na Vila Industrial. Com as mais variadas histórias de vida, vulnerabilidade social e alguns com deficiências intelectual e auditiva, os estudantes mergulharam no mundo do grafite por meio de palestras e da oficina dividida em quatro encontros.

“Nós acreditamos na transformação e no trabalho em rede que possibilita a troca entre as pessoas e as organizações”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Sob a orientação do artista plástico Gustavo Nénão, campineiro reconhecido internacionalmente, os alunos aprenderam sobre a teoria e o manuseio do spray, além de compreenderem a diferença do grafite em relação à pichação. As telas tiveram como ponto de partida a valorização do trabalho e foram pintadas por meio da técnica do estêncil – espécie de um molde em que se aplica a imagem.

O projeto, vinculado ao programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, da Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região), também destacou a importância da atuação do cidadão ativo na sociedade, que compreende seus direitos e deveres. O projeto também teve o apoio e atuação constante dos gestores da escola.

Para os profissionais que participaram da oficina, o resultado dos encontros foi um avanço em relação ao engajamento, conhecimento e transformação por meio da arte. O professor de Artes Rodrigo Neris, explica que a oficina atendeu a uma demanda da escola em realizar atividades relacionadas ao desenho.

“Houve ação em equipe e envolvimento, um fato que nem sempre conseguimos, até pela história de vulnerabilidade e risco que muitos enfrentam, o afastamento e distanciamento são muito comuns”, acrescentou.

Para os alunos, a oficina trouxe um novo olhar para arte, que sentiram-se estimulados a continuar com o grafite e em buscar novos conhecimentos. “Já tinha pichado e, por isso, conhecia um pouco do spray. Aprendi muito sobre a técnica e pretendo continuar”, afirmou o estudante Leandro Henrique Domingues, de 17 anos.

Para Maria Inês Lago, de 66 anos, deficiente auditiva, que contou com o apoio de uma intérprete cedida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a experiência expandiu seu conhecimento. “Já pinto telas em óleo e quero muito continuar pintando com spray, nunca havia experimentado e foi incrível”, afirmou.

Leia também:

Oficina de grafite chega ao fim com telas que irão compôr exposição Alunos colocam mão na massa em segundo dia de oficina de grafite

 

Serviço:
O que: Vernissage “O trabalho é uma arte”
Quando: 9 de outubro, às 9h30
Onde: Senac Campinas. Rua Sacramento, 490, Centro, Campinas.

Programação:
Senac –  09/10 à 28/10
SESC Campinas – 29/10
MIS (Museu da Imagem e do Som) – 17/11 à 28/11
Paço Municipal – durante mês de dezembro

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br