Home  > Notícias do Varejo  > Terceiro encontro do Gestão de RH reuniu cerca de 40 profissionais e comerciantes

Convenção Coletiva de Trabalho e Normas Reguladoras, alem de questões enfrentadas dentro das empresas foram debatidas com profissionais

Empresários, profissionais de Recursos Humanos e contadores participaram, na manhã desta terça-feira (12), do 3º Encontro do Gestão de RH no Varejo, onde os temas abordados foram Horário de Trabalho e Atrasos, Convenção Coletiva de Trabalho e Normas Reguladoras (NR). Cerca de 40 pessoas estiveram presentes na sede do SindiVarejista, onde puderam tirar dúvidas e debater questões enfrentadas no dia a dia do comércio.

Em um ambiente descontraído, sentados em mesas com grupos de trabalho, os participantes também debateram entre si e apresentaram o que avaliam como necessário conter no Regimento Interno da empresa, entre os assuntos abordados no encontro. O momento serviu para que os participantes trocassem experiências e informações que podem ser aplicadas em seus próprios negócios.

Entre os assuntos abordados os que mais geraram dúvidas e debates foram Horário de Trabalho e Atrasos. Os dois temas foram amplamente abordados e discutidos entre os presentes. Além deles também foram discutidos Pagamento de Horas Extras e Vale-Transporte, Falta e Atrasos de Funcionários, Apresentação de Atestados Médicos, Compensação de Horas, Uso de Uniformes, Falta por Falecimentos na Família, Trabalho em Feriados, entre outras questões presentes dia a dia da empresa. A cláusula de Compensação de hora voltará a ser discutida no próximo encontro já agendado para o dia 16 de junho.

Regras Claras

Uma das coordenadoras do grupo de Gestão em RH Karina Paes Dionísio de Oliveira falou da importância de se criar regras claras para que a empresa não tenha futuros problemas com os funcionários, principalmente com ações trabalhistas. Também fez um alerta de que é preciso observar a Convenção Coletiva de Trabalho, para saber quais são os direitos do empregado e do empregador.

No entanto, Karina afirmou que, muitas vezes, o profissional que trabalha no RH da empresa precisa fazer gestão e dialogar com os funcionários para evitar conflitos.

“O desafio do profissional de RH é saber se comunicar. Podemos levantar números para justificar as atitudes e mudanças necessárias que irão desagradar à maioria. Isso é gestão de RH. É preciso ter inteligência emocional para lidar com as situações”, afirmou.

As dúvidas relacionadas à Justiça do Trabalho foram tiradas com a também coordenadora do grupo, Noemi Fernanda Alves Gaya.

A presidente do SindiVarejista, Sanae Saito, também participou do encontro. Ela sugeriu que os empresários se comuniquem, conversem e troquem informações sobre suas experiências. “Vocês podem até ser concorrentes, mas os problemas são idênticos. Troquem experiências entre si”, disse.

Clique e faça download da apresentação do 3º encontro

O que é o Gestão de RH?

O grupo de Gestão em RH nasceu no SindiVarejista com a proposta de trabalhar o dia a dia do profissional de Recursos Humanos no Varejo e buscar soluções para facilitar essa prática. As reuniões acontecem mensalmente e são gratuitas. A ação está em seu terceiro ano.

Em 2014, dois principais temas foram trabalhados: os diversos tipos de conflitos gerados em uma empresa varejistas e como reduzi-los e também empreendedorismo e liderança.

Em todos os encontros há um tema central. Além de convidados especiais que agendam palestras sobre o tema previamente agendados.

Mesmo quem não participou dos encontros pode se inscrever no próximo (16/06). Mande um email para:  julia.alves@sindivarejistacampinas.org.br ou ligue: (019) 3775-5560 ou inscreva-se clicando aqui.

Leia matérias dos encontros anteriores:

Gestão de RH tem 1º encontro com auditório do SindiVarejista lotado

Gestão de RH reúne 40 pessoas para discutir Regimento Interno

Agende-se para os próximos encontros:

16/06; 14/07; 11/08; 15/09; 13/10 e 10/11

O SindiVarejista fica na Rua General Osório, 883, 5º andar, Centro, Campinas.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br e luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br