Home  > Notícias do Varejo  > Troca de equipamentos deve ser feita de modo a reduzir energia

Troca de equipamentos deve ser feita de modo a reduzir energia

A 4ª reportagem sobre uso consciente de energia elétrica alerta empresários para que na hora de adquirir novos equipamentos opte pelos sustentáveis e econômicos

Cada vez mais, fabricantes de equipamentos eletrônicos têm criado mecanismos e avançado para oferecer uma mercadoria com menor gasto de energia elétrica. A quarta reportagem do SindiVarejista sobre o uso consciente de energia elétrica, alerta o empresário para que fique atento na hora de adquirir novos equipamentos e optar por produtos mais sustentáveis e econômicos, principalmente os supermercadistas.

As dicas também valem na hora de reformar, quando &eeacute; viável investir em soluções eficientes e criar alternativas para que seja reduzido o consumo de energia. A médio e longo prazo, pequenas mudanças em sua empresa podem garantir menos despesas e desperdício.

Para o engenheiro eletricista Evandro Romanini, especializado na área, não é necessário que a empresa troque seus equipamentos por outros mais modernos antes do fim da vida útil. “Mas o varejista precisa estar informado, ter conhecimento do que adquirir. Isso é importante na hora de trocar um equipamento para não continuar com produtos que gastem mais energia”, alerta.

Segundo o engenheiro, normalmente as novas tecnologias energeticamente mais eficientes tem um custo ligeiramente superior comparando com as tecnologias tradicionais. Mas, afirma que, de modo geral, são custos considerados aceitáveis. Ainda assim, esse investimento terá retorno por causa da economia nos gastos com energia elétrica.

Um dos exemplos de mudanças mais simples é quanto à iluminação e também ao uso de equipamentos com menor consumo de energia para refrigeração. Os fabricantes têm desenvolvido produtos cada vez mais eficientes e duráveis. Hoje existem alternativas mais sustentáveis tanto na iluminação comercial quanto na industrial, que englobam lâmpadas e luminárias com rendimentos luminosos bem superiores aos verificados poucos anos atrás.
   
A dica do especialista é fazer a troca por tecnologias mais eficientes conforme esgote a vida útil das lâmpadas já instaladas, de forma gradativa, para onerar menos o empresário. “Iluminação eficiente em escritórios, além de proporcionar ambiente de trabalho mais agradável reduz a carga térmica dos sistemas de ar-condicionado”, afirma.
   
Novos aparelhos de ar-condicionado também já foram desenvolvidos para consumir menos energia. Parte deles já possui mecanismo que se adequa à temperatura do ambiente, evitando desperdício de ar refrigerado.
   
Reforma

A reforma da empresa é o momento de investir em mecanismos que permitirá o uso de energia correta. Uma dica é aproveitar ao máximo a iluminação natural do ambiente, evitando assim que as luzes fiquem o dia todo acesas. Pintar as paredes de branco e adquirir móveis claros, contribuem com luminosidade do espaço.

A ventilação natural cruzada, com a possibilidade de correntes de ar, pode eliminar o uso de ar-condicionado ou de forma tão intensa.
   
Outra dica é a instalação de “brises” de bambus nas janelas, bloqueando assim os raios solares e evitando o aquecimento interno. A medida ajuda a reduzir o uso de ar-condicionado.

Para economizar com as lâmpadas, a sugestão é implantar interruptores individuais por luminária de forma que cada funcionário seja responsável por apagar a luz do seu ambiente. Outra sugestão é instalar sensores de presença em áreas específicas com pouca circulação de pessoas.

Ainda sobre economia com luzes, para locais onde há oficinas, galpões ou estoques.

Fique por dentro – Leias outras matérias da série de economia de energia:


Conta de luz pode ser adequada à demanda de cada empresa


Especialista em energia dá dicas de como economizar no comércio

Redução de energia no comércio deve envolver funcionários


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br