Home  > Notícias do Varejo  > TRT inaugura Centro Integrado de Conciliação no Fórum Trabalhista

TRT inaugura Centro Integrado de Conciliação no Fórum Trabalhista

O CIC de 1º Grau da Circunscrição Campinas abrange 48 unidades judiciárias, entre varas, fóruns e postos avançados, situados em 29 municípios paulistas

trabalhistanovacampinasO presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos e a juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de Campinas, Ana Claudia Torres Vianna, inauguraram em março o Centro Integrado de Conciliação (CIC) de 1º Grau da Circunscrição Campinas, que está funcionando no 13º Andar do Fórum Trabalhista do município, localizado na Av. José de Souza Campos, 422. O evento marcou a I Semana Nacional de Conciliação Trabalhista que aconteceu entre os dias 16 e 20 de março com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho por meio da atuação de magistrados, servidores e partes.

O CIC de 1º Grau da Circunscrição Campinas abrange 48 unidades judiciárias, entre varas, fóruns e postos avançados, situados em 29 municípios paulistas: Americana, Amparo, Araras, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Itu, Jundiaí, Leme, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Rio Claro, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, São João da Boa Vista, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Sua principal atribuição é propor a mediação e a conciliação em qualquer fase processual. Para isso, conta com estrutura composta por magistrados e servidores, atuando em mesas redondas.

Na Semana Nacional de Conciliação Trabalhista foram realizadas 614 audiências pelo CIC de 1º Grau, com processos que tramitam no Fórum Trabalhista de Campinas. As audiências foram mediadas por servidores e supervisionadas pelos juízes.

Nos últimos 10 anos, as 12 varas do trabalho de Campinas receberam 215.549 processos trabalhistas e solucionaram 207.355, sendo que 74.346 foram finalizados mediante acordo, um índice de 36%. Nesse período, a prática de conciliação resultou em mais de R$ 1,3 bilhão homologados aos reclamantes. Com a atuação do CIC, a meta é elevar o índice de conciliação em pelo menos 20%.

Fonte: TRT