Home  > Notícias do Varejo  > Última aula de curso do Senac teve sorteio de e-CNPJ

Última aula de curso do Senac teve sorteio de e-CNPJ

A segunda aula promovida pela especialista e professora de Administração e Negócios do Senac, Andréa Goulart, focou o tema Entrevista e Competência

A segunda e última aula do curso Recrutamento e Seleção no Varejo promovido pelo Projeto Conexão Empresarial Sindivarejista em parceira com o Senac Campinas foi finalizado na manhã desta terça-feira (26) com o sorteio de um e-CNPJ. O representante da empresa Aguiar & Oliveira, Luiz Claudio De Aguiar que participou do curso recebeu o documento.

A segunda aula promovida pela especialista e professora de Administração e Negócios do Senac, Andréa Goulart, focou o tema Entrevista e Competência. Ela explicou que para ter sucesso durante uma entrevista e futura contratação é preciso que o entrevistador saiba todas as informações possíveis da vaga a ser preenchida. “É bom sair das perguntas básicas que temos em um formulário. Para ir além é preciso saber tudo sobre a vaga e com isso conseguimos ver as necessidades e aplicar perguntas durante a conversa com o candidato. Com isso já percebemos se ele tem, ou não o perfil necessário”, revelou.

Mas antes de qualquer entrevista ela ressaltou a importância de ter em mãos todas as competências necessárias para a ocupação do cargo. “Por isso é tão importante ter um planejamento”.

A especialista listou três questões que devem ser inclusas no Planejamento do entrevistador antes do processo de seleção:

– Informação a respeito do cargo e das demandas da organização;
– Tipos de informação que devem ser solicitadas durante a entrevista,
– Tipo de informação que podem ser transmitidas

“Mais uma vez ressalto  que é preciso sair das perguntas de rotina. Tem que saber sobre o cargo e fazer questões sobre situações que são rotineiras da função ao qual o candidato almeja conquistar”, lembrou durante o curso.

Andréa também listou alguns itens importantes e esclarecedores sobre a Seleção por Competência:
– É uma forma de selecionar pessoas mais compatíveis com as atuais demandas das organizações;
– O que a organização demanda? Não só adequação ao cargo, mas também flexibilidade, multifuncionalidade e capacidade de adaptação das pessoas.

“Uma dica durante uma entrevista é investigar o comportamento passado do candidato. Além das ações e reações. Uma dica de pergunta, nem tão óbvia, é pedir para ele dizer qual era o motivo que a última empresa chamava sua atenção. Quais eram suas dificuldades”

Por fim, ela elencou dicas para uma Entrevista:

– Leve sempre em conta o perfil de competências específico;
– Busque experiências relevantes para o comportamento em questão;
– Dê atenção as experiências mais recentes;
– Analise as ações e reações, além das respostas.

“E não se esqueça, competência está relacionada a comportamento. Tem que observar”, finalizou.
O curso teve oito horas de duração dividido em dois encontros. O primeiro aconteceu no último dia 19 de agosto e foi passado os conceitos de Recrutamento e Seleção.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br