Varejista aproveite a Páscoa para gerar oportunidade de vendas

06 . abr . 2017 Imprimir esse Artigo

Assim como as demais datas comemorativas, a Páscoa pode ser também uma oportunidade para alavancar as vendas e contribuir para o equilíbrio das finanças.

As empresas que comercializam produtos tradicionalmente associados com a Páscoa, como chocolate e peixes, tendem, naturalmente, a vender mais no período. Mas, com criatividade, negócios diversos podem aproveitar para também aumentar as vendas nesta época, como empresas de enfeites, brinquedos e alimentação em geral.

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Planejamento

Como em todos os contextos empresariais, o planejamento é essencial. É dessa forma que a empresa conseguirá prever melhor os riscos de investimento. Poderá, ainda, perceber quais são as soluções e estratégias mais adequadas para vender seus produtos e divulgar sua marca.

A pesquisa de mercado também é de suma importância para que a data seja bem aproveitada. Por meio dessa análise, o empresário irá identificar as demandas dos clientes e será capaz de prever, por exemplo, quais produtos serão mais bem aceitos.

Os negócios também devem estar organizados para dar repostas rápidas e satisfatórias a possíveis crescimentos de demanda. Para que consiga atender às expectativas do mercado, talvez seja necessário contratar pessoal.

Oportunidades

Uma alternativa interessante para as empresas que produzem ovos de Páscoa, bombons, trufas ou chocolates artesanais, por exemplo, é diversificar o tamanho e as linhas dos produtos. Com isso, é possível oferecer várias faixas de preços e evitar a queda de vendas.

Para o setor de turismo, o investimento no relacionamento com o cliente pode ser o grande diferencial nesse momento. Uma sugestão é o contato com os hóspedes atendidos nos últimos anos a fim de divulgar os serviços disponíveis ou possíveis promoções durante o feriado.

Nesse período, muitas empresas costumam decorar suas fachadas ou ambientes internos com objetos relacionados à data comemorativa. Também é comum a realização de festas temáticas nas escolas. Por isso, negócios de decoração também devem estar atentos às oportunidades.

Dicas

Empresas que operam no comércio eletrônico podem investir em novos layouts, fazendo alusão à data – por meio de referências religiosas, cores e personagens típicos, como o Coelho da Páscoa.

Lojas de todos os setores podem explorar esse universo nas suas vitrines. Investir em decoração na área de exposição dos produtos é um poderoso cartão de visitas que pode, inclusive, impulsionar as vendas.
É interessante ainda apostar em embalagens especiais que valorizem a marca e usar a criatividade para inovar quanto aos formatos e à apresentação dos produtos.

Estratégias promocionais para divulgação da data e a qualidade do atendimento também serão fundamentais para atrair e fidelizar novos clientes.

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