Home  > Notícias do Varejo  > Varejista: veja as regras que passam a valer em Campinas com fase mais restritiva

Os supermercados e mercados de Campinas terão que fechar mais cedo a partir dessa quinta-feira (18). Esses estabelecimentos só poderão funcionar até as 20h. A mesma coisa vai acontecer com o sistema de drive-thru. Porém, o delivery poderá funcionar. A medida da Prefeitura ocorre devido ao aumento de casos do coronavírus e a pressão no […]

A medida da Prefeitura ocorre devido ao aumento de casos do coronavírus e a pressão no sistema de saúde. A medida valerá ao menos até o dia 30 de março.

CONFIRA ABAIXO O QUE MUDA

– TOQUE DE RECOLHER ENTRE 20H E 5H – só será permitida a circulação de pessoas que comprovem atuar em atividades essenciais como hospitais e farmácias. Por isso o SindiVarejista alerta as empresas para que orientem seus funcionários, que irão trabalhar até esse horário, em caso de abordagem policial na rua, apresentarem o crachá da empresa ou mesmo uma carta da empresa informando sobre a necessidade do deslocamento

– O QUE FECHA DAS 20H ÀS 5H – Supermercados, Padarias, Drive-thru, lojas de conveniência nos postos de gasolina

– O QUE PODE FUNCIONAR DEPOIS DAS 20H – Farmácias, postos de gasolina, serviços de delivery, hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem

– DESTAQUES PARA O COMÉRCIO – Drive-thru só até 20h (cliente não deve sair do carro);

– Delivery pode funcionar após 20h para restaurantes e todos os outros estabelecimentos comerciais;

– Não autorizada a entrega de alimentos e produtos ao cliente no estabelecimento;

– Supermercados, padarias e serviços de alimentação: funcionamento presencial até 20h respeitando o distanciamento ;

– Escritórios e atividades administrativas: home office obrigatório para serviços não essenciais

O SindiVarejista também orienta as redes de supermercados a incentivarem o drive-thru entre os clientes para diminuir a circulação de pessoas no interior dos estabelecimentos e também reduzir o fluxo nas vias públicas. Vale destacar que o serviço de delivery pode seguir normalmente.

MULTA

Os estabelecimentos que descumprirem as medidas adotadas pelo município serão penalizados com multa de R$ 3.030,88 (o dobro do valor cobrado hoje, que é de 400 UFICS, R$ 1.515,44). O estabelecimento será lacrado e o responsável será levado à delegacia por descumprimento ao artigo 268 do Código Penal.

ATIVIDADES ESSENCIAIS LIBERADAS NA FASE EMERGENCIA ATÉ DIA 30

– Feiras livres de hortifrúti e gêneros alimentícios continuam autorizadas a funcionar, sem consumo local;

– Feiras de artesanato e culturais seguem suspensas

– Alimentação: minimercados, mercados, supermercados, hipermercados, açougues, padarias e lojas de suplemento até as 20h.

– Demais comércios: drive-thru (sem sair do carro) até as 20h. Delivery liberado.

– Oficinas mecânicas, lojas de veículos, serviço de entrega e estacionamento

– Serviços de assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais

– Óticas também podem funcionar porque são classificadas como serviço essencial em Campinas

PREFEITURA

O secretário de Justiça, Peter Panutto, esclareceu que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que todos os entes – governos federal, estaduais e municipais – podem e devem promover ações de combate à pandemia. “Quando direitos fundamentais estão em choque é nosso dever priorizar o bem maior que é a vida.”

Panutto explicou, ainda, que embora as restrições sejam mais rigorosas neste momento ainda, não se trata de um lockdown. “As medidas publicadas no Diário Oficial de sábado, como proibição de cultos e fechamento de parques, permanecem. Ampliamos agora com o toque de recolher para que as pessoas circulem menos e com isso a contaminação diminua”, completou.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook  Instagram e Linkedin