Home  > Notícias do Varejo  > Varejista, você está preparado para vender mais na Copa do Mundo?

Varejista, você está preparado para vender mais na Copa do Mundo?

Confira dicas do especialista do Sebrae para garantir alta nas vendas e evitar prejuízos.

A poucos dias para o início da Copa do Mundo o comércio começa a entrar no clima da disputa mais importante do futebol mundial. Muitas lojas já estão com as vitrines enfeitadas de verde e amarelo e outras já começam a colocar à disposição dos clientes produtos que fazem referência a disputa.

Mas se você ainda não começou, não se desespere porque ainda dá tempo. O SindiVarejista conversou com Silvio Glauco Rosa que é consultor de Negócios do Sebrae Campinas que deu algumas dicas de como começar já a entrar no clima da Copa do Mundo e converter suas vendas nesse período. E ele alerta: cada segmento tem seu trunfo, mesmo aquele que trabalha com produtos que nada tem a ver com futebol.

“A Copa do Mundo acontece a cada quatro anos e por mais que no começo o espírito de torcedor demore um pouco para emplacar, conforme a Seleção Brasileira for se apresentando bem, as pessoas, ou seja, os consumidores, se empolgam e com isso entram no clima. É nesse ponto que o varejo deve se atentar”, afirmou o consultor.

É preciso aproveitar essa relação afetiva com o evento para promover produtos e experiências marcantes, daquelas que a gente vai lembrar pela vida toda. “Uma boa ambientação do varejo, com uma comunicação visual destacando o evento, é muito simples e trivial. Sabendo escolher alguns itens coringas não têm erro”, alertou.

Mas antes de sair atrás de produtos ou enfeitando a loja, o consultar afirma que é preciso o mínimo de planejamento. “É preciso destacar alguns passos para fazer a coisa certa e não acumular um grande elefante branco que pode encalhar em sua loja”.

O negócio é desenvolver ações mais inteligentes e baratas. É bom ressaltar que a Copa é um evento sazonal. Produto encalhado significa perda de dinheiro. “Tem que tomar cuidado com produtos que tenham data (2018) ou Copa da Rússia. Destaco que é melhor faltar produto do que sobrar”.

LEIA TAMBÉM

Funcionamento do comércio será facultativo durante os jogos do Brasil
Desperte as lembranças afetivas de seu cliente
Saiba como fazer seu estoque e não perca dinheiro
Planeje os produtos que irá vender e torne sua vitrine campeã
Veja os horários dos bancos em dia de jogos da Seleção

Oportunidades

“Todo ano de Copa é uma grande oportunidade para as lojas que vendem tvs e eletroeletrônicos. Muita gente deixa para trocar seus aparelhos nesse período. Cabe ao varejista saber proporcionar a experiência de compras ao seu cliente. Mostrar para ele que trocando a tv por uma de última geração ele vai se sentir no estádio devido à alta resolução, ao som vibrante. Tem que passar essa emoção. Trabalhar promoções nesses aparelhos que caibam no bolso do consumidor, além de facilitar o pagamento”, explicou.

O especialista também lembrou que agora é um momento bastante sensível para o e-commerce. “Quem vende por site deve se atentar ao prazo de entrega e deixar isso bem claro ao cliente. Muitas vezes corre o risco de não chegar até o início do campeonato em 15 de junho”.

O consultor explicou que não é preciso ser da área de material esportivo para entrar no clima. “Uma boa e simples decoração remetendo ao campeonato, em qualquer segmento do comércio, já agrada e cria empatia com possíveis clientes. Aguça a curiosidade de quem olha tua vitrine”. Ele destaca que a decoração pode ser bem sutil e mesmo sendo localizada em alguma parte da loja, e a dica é ser criativo de forma simples. “Além disso faça promoções nas redes sociais. Mas fique atento se consegue arcar com o que propõe. Por exemplo, se o Brasil ganhar dê um x de desconto para os x primeiros clientes que compartilharem a postagem da loja no Facebook. Ou até combos especiais e promocionais de produtos caso o Brasil ganhe, mas sempre limite isso para não ter dor de cabeça”, explicou.

Se for loja de material esportivo é hora de montar kits promocionais porque todo mundo vai querer ter uma lembrança da Copa, ainda mais se o Brasil conquistar o hexacampeonato.

Supermercados

“Esse é um segmento que só tem a ganhar nesses dias de mundial. Por isso é importante, desde já, preparar promoções relacionadas com o dia dos jogos, principalmente nos do Brasil. Tem que envolver carne para o churrasco, bebidas, carvão, sobremesas. Criar combos promocionais para fazer os clientes saberem que podem ir no seu estabelecimento e que lá vão encontrar tudo o que precisarem. Muita gente deixa para comprar de última hora e se você tem tudo, pode até não deixar o item em promoção porque o cliente vai comprar”, explicou.

Dicas de passos a serem seguidos segundo o consultor:

1 – Planejamento antecipado do que você irá vender e detalhes da decoração;

2 – Planejar a quantidade desse estoque do que vai vender. Não esqueça é melhor faltar do que sobrar;

3 – Comunicar os clientes, divulgando produtos com ações em vitrine, panfletos e rede sociais;

4 – Utilizar a internet também para vender e não só comunicar. Proporcionar a possibilidade de compra (e-commerce ou market places – atenção ao prazo de entrega);

5 – Fazer promoções relacionadas a Copa e a cada jogo da Seleção;

6 – Aproveite a data para fidelizar os clientes.

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br