Varejista, você está preparado para vender mais na Copa do Mundo?

by Luciana Felix | 23/05/2018 18:01

A poucos dias para o início da Copa do Mundo o comércio começa a entrar no clima da disputa mais importante do futebol mundial. Muitas lojas já estão com as vitrines enfeitadas de verde e amarelo e outras já começam a colocar à disposição dos clientes produtos que fazem referência a disputa.

Mas se você ainda não começou, não se desespere porque ainda dá tempo. O SindiVarejista conversou com Silvio Glauco Rosa que é consultor de Negócios do Sebrae Campinas que deu algumas dicas de como começar já a entrar no clima da Copa do Mundo e converter suas vendas nesse período. E ele alerta: cada segmento tem seu trunfo, mesmo aquele que trabalha com produtos que nada tem a ver com futebol.

“A Copa do Mundo acontece a cada quatro anos e por mais que no começo o espírito de torcedor demore um pouco para emplacar, conforme a Seleção Brasileira for se apresentando bem, as pessoas, ou seja, os consumidores, se empolgam e com isso entram no clima. É nesse ponto que o varejo deve se atentar”, afirmou o consultor.

É preciso aproveitar essa relação afetiva com o evento para promover produtos e experiências marcantes, daquelas que a gente vai lembrar pela vida toda. “Uma boa ambientação do varejo, com uma comunicação visual destacando o evento, é muito simples e trivial. Sabendo escolher alguns itens coringas não têm erro”, alertou.

Mas antes de sair atrás de produtos ou enfeitando a loja, o consultar afirma que é preciso o mínimo de planejamento. “É preciso destacar alguns passos para fazer a coisa certa e não acumular um grande elefante branco que pode encalhar em sua loja”.

O negócio é desenvolver ações mais inteligentes e baratas. É bom ressaltar que a Copa é um evento sazonal. Produto encalhado significa perda de dinheiro. “Tem que tomar cuidado com produtos que tenham data (2018) ou Copa da Rússia. Destaco que é melhor faltar produto do que sobrar”.

LEIA TAMBÉM

Funcionamento do comércio será facultativo durante os jogos do Brasil[1]
Desperte as lembranças afetivas de seu cliente[2]
Saiba como fazer seu estoque e não perca dinheiro[3]
Planeje os produtos que irá vender e torne sua vitrine campeã[4]
Veja os horários dos bancos em dia de jogos da Seleção[5]

Oportunidades

“Todo ano de Copa é uma grande oportunidade para as lojas que vendem tvs e eletroeletrônicos. Muita gente deixa para trocar seus aparelhos nesse período. Cabe ao varejista saber proporcionar a experiência de compras ao seu cliente. Mostrar para ele que trocando a tv por uma de última geração ele vai se sentir no estádio devido à alta resolução, ao som vibrante. Tem que passar essa emoção. Trabalhar promoções nesses aparelhos que caibam no bolso do consumidor, além de facilitar o pagamento”, explicou.

O especialista também lembrou que agora é um momento bastante sensível para o e-commerce. “Quem vende por site deve se atentar ao prazo de entrega e deixar isso bem claro ao cliente. Muitas vezes corre o risco de não chegar até o início do campeonato em 15 de junho”.

O consultor explicou que não é preciso ser da área de material esportivo para entrar no clima. “Uma boa e simples decoração remetendo ao campeonato, em qualquer segmento do comércio, já agrada e cria empatia com possíveis clientes. Aguça a curiosidade de quem olha tua vitrine”. Ele destaca que a decoração pode ser bem sutil e mesmo sendo localizada em alguma parte da loja, e a dica é ser criativo de forma simples. “Além disso faça promoções nas redes sociais. Mas fique atento se consegue arcar com o que propõe. Por exemplo, se o Brasil ganhar dê um x de desconto para os x primeiros clientes que compartilharem a postagem da loja no Facebook. Ou até combos especiais e promocionais de produtos caso o Brasil ganhe, mas sempre limite isso para não ter dor de cabeça”, explicou.

Se for loja de material esportivo é hora de montar kits promocionais porque todo mundo vai querer ter uma lembrança da Copa, ainda mais se o Brasil conquistar o hexacampeonato.

Supermercados

“Esse é um segmento que só tem a ganhar nesses dias de mundial. Por isso é importante, desde já, preparar promoções relacionadas com o dia dos jogos, principalmente nos do Brasil. Tem que envolver carne para o churrasco, bebidas, carvão, sobremesas. Criar combos promocionais para fazer os clientes saberem que podem ir no seu estabelecimento e que lá vão encontrar tudo o que precisarem. Muita gente deixa para comprar de última hora e se você tem tudo, pode até não deixar o item em promoção porque o cliente vai comprar”, explicou.

Dicas de passos a serem seguidos segundo o consultor:

1 – Planejamento antecipado do que você irá vender e detalhes da decoração;

2 – Planejar a quantidade desse estoque do que vai vender. Não esqueça é melhor faltar do que sobrar;

3 – Comunicar os clientes, divulgando produtos com ações em vitrine, panfletos e rede sociais;

4 – Utilizar a internet também para vender e não só comunicar. Proporcionar a possibilidade de compra (e-commerce ou market places – atenção ao prazo de entrega);

5 – Fazer promoções relacionadas a Copa e a cada jogo da Seleção;

6 – Aproveite a data para fidelizar os clientes.

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook [6]

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. Funcionamento do comércio será facultativo durante os jogos do Brasil: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/funcionamento-do-comercio-e-facultativo-durante-os-jogos-do-brasil/
  2. Desperte as lembranças afetivas de seu cliente: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/especial-copa-desperte-as-lembrancas-de-seu-cliente/
  3. Saiba como fazer seu estoque e não perca dinheiro: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/eventos/especial-copa-saiba-como-fazer-seu-estoque-e-nao-perca-dinheiro/
  4. Planeje os produtos que irá vender e torne sua vitrine campeã: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/especial-copa-planeje-os-produtos-que-ira-vender-e-sua-vitrine/
  5. Veja os horários dos bancos em dia de jogos da Seleção: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/varejista-veja-os-horarios-dos-bancos-em-dia-de-jogos-da-selecao/
  6. Facebook : https://www.facebook.com/sindivarejistacampinas/

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/varejista-voce-esta-preparado-para-vender-mais-na-copa-do-mundo/