Home  > Notícias do Varejo  > Varejistas estão insatisfeitos com nível de estoque, aponta Fecomercio

Varejistas estão insatisfeitos com nível de estoque, aponta Fecomercio

Avaliação é que o cenário está pior do que o previsto pelos comerciantes

Os varejistas da região metropolitana de São Paulo estão insatisfeitos com o nível de seus estoques. Levantamento feito pela Fecomercio-SP mostra que, neste mês, 36,5% dos empresários ouvidos consideraram que estão elevados demais. Por outro lado, 13,7% o consideraram abaixo do adequado.

A Fecomercio-SP mede a percepção do empresário por meio do Índice de Estoque (IE), indicador que varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total), sendo a marca dos cem pontos o limite entre inadequação e adequação.

Na medição feita entre abril e maio o IE caiu 0,8%, ao passar de 99,2 para 98,5 pontos, a menor taxa desde junho de 2011. Em relação a maio de 2014, a queda foi de 13%.

"O Natal foi fraco, mas a formação de estoques foi pequena. Isso indicava que os empresários pareciam estar preparados para a crise. O problema é que o cenário está pior do que o previsto", disse Fabio Pina, assessor econômico da entidade. Segundo ele, o mau desempenho das vendas na Páscoa e no Dia das Mães também contribuiu para a sensação de desconforto dos varejistas.

De acordo com Pina, hoje os comerciantes paulistanos "vivem o pior dos mundos", já que a distância entre aqueles que consideram os estoques acima ou abaixo do ideal chegou a 22,8 pontos porcentuais, nível também recorde e bastante acima da média, que é de 11 pontos porcentuais. "É uma má notícia para a indústria, pois indica uma demora na recuperação das encomendas do comércio", afirmou.

Diante do cenário "pior do que o esperado", a FecomercioSP já trabalha com a estimativa de que em 2015 a economia brasileira registre uma recessão "entre 1,5% e 2%" do Produto Interno Bruto (PIB). "E a queda de consumo em São Paulo pode chegar a 5%. Já tínhamos um cenário pessimista, mas acho que ele não estava tão diagnosticado pelos empresários", disse Pina.

Fonte: Diário do Comércio