Home  > Notícias do Varejo  > Varejo da região fechou 2.003 postos formais de trabalho em janeiro

Varejo da região fechou 2.003 postos formais de trabalho em janeiro

Resultado interrompeu uma série de seis meses de saldo positivo de empregos

O comércio varejista na região de Campinas fechou 2.003 postos formais de trabalho em janeiro, resultado de 6.444 admissões contra 8.447 desligamentos, interrompendo uma série de seis meses de saldo positivo de empregos. No acumulado de 12 meses, foram criadas 1.439 vagas celetistas. Com isso, o varejo da região encerrou o mês com um estoque total de 197.685 trabalhadores, alta de 0,7% em relação ao mesmo período de 2017.

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo) da FecomercioSP em parceira com o SindiVarejista. Das nove atividades analisadas, cinco apresentaram elevação no número total de trabalhadores formais em relação a janeiro de 2017, com destaque para eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (2,9%); e supermercados (2,6%). Destacaram-se negativamente os segmentos de lojas de móveis e decoração (-4,5%); e de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3,9%).

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, ainda que o número de vagas fechadas no mês tenha sido maior que no mesmo período de 2017, é importante ressaltar que o ajuste do quadro funcional após o Natal teve início já em dezembro de 2016. Já em 2017, os desligamentos dos colaboradores contratados para o fim de ano se concentraram em janeiro de 2018. “Passado a melhor data para o varejo, que são Natal e as liquidações de início de ano, é natural que as demissões ocorram. A previsão é que se permaneça a projeção do cenário positivo para o varejo este ano”, analisou.

A pesquisa tem como base os dados do Ministério do Trabalho por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Desempenho estadual

Após seis meses de resultados positivos, o comércio varejista do Estado de São Paulo voltou a eliminar postos formais de trabalho. Em janeiro, foram extintas 17.874 vagas com carteira assinada, resultado de 67.692 admissões e 85.566 desligamentos. Dessa forma, o varejo paulista encerrou o mês com um estoque ativo de 2.071.335 vínculos celetistas, leve alta de 0,2% em relação a janeiro do ano passado.

Em janeiro, os principais responsáveis pelo saldo geral negativo foram as lojas de vestuário, tecidos e calçados (-10.828 vagas) e os supermercados (-7.281 vagas), enquanto o varejo de materiais de construção e de autopeças e de acessórios geraram 684 e 293 empregos com carteira assinada, respectivamente.

No acumulado dos últimos 12 meses, foram abertos 4.804 postos de trabalho, impulsionados pelos segmentos de supermercados (+7.465 vagas) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (+4.791 vagas). Em termos proporcionais, destaca-se também as farmácias e perfumarias, cujo número total de empregos formais cresceu 2,6% em relação a janeiro de 2017.

Região de Campinas

A pesquisa abrange 30 cidades da região: Águas de São Pedro, Americana, Araras, Artur Nogueira, Campinas, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Indaiatuba, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra, São Pedro, Sumaré, Valinhos.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br