Home  > Notícias do Varejo  > Varejo registra melhor faturamento em janeiro desde 2013

Varejo registra melhor faturamento em janeiro desde 2013

Relatório divulgado pelo IBGE indica melhora expressiva do setor em todos os estados brasileiros. Saiba o motivo do crescimento do varejo, segundo especialistas

O varejo ampliado, que inclui os segmentos de materiais de construção e veículos, registrou aumento de 6,5% em janeiro, em relação ao mesmo período de 2017, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Desde 2013, esse é o melhor resultado para o mês quando houve alta de 7,0% no faturamento real do setor. O relatório, considerado o oficial do setor, foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante dos resultados, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou sua projeção para o volume de vendas no varejo. A previsão aumentou de 5% para 5,2% em relação faturamento no fim de 2018.

“A ancoragem das expectativas em relação à inflação abaixo do centro da meta neste ano deverá viabilizar a intensificação da queda das taxas de juros na ponta nos próximos meses. Consequentemente, isso permitirá a continuação do processo de recuperação do volume de vendas no varejo”, afirma o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.

Segmentos

O crescimento foi puxado pelo conjunto composto pelos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que subiu 2,3% em janeiro, na comparação anual.

De acordo com a metodologia do IBGE, o segmento tem grande representatividade no varejo: dos 3,2% de aumento do volume de vendas do varejo em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado, quase metade (1,4%) vem da categoria.

Outro que tem grande peso, segundo o IBGE, apresentou bons resultados. O segmento de artigos de uso pessoal e doméstico teve alta de 10,5% neste mês, no comparativo anual.

Por região

Também pela primeira vez em cinco anos, todos os estados brasileiros registraram aumento no faturamento do varejo, fato que confirma a recuperação do setor. O crescimento generalizado não acontecia desde abril de 2013. As maiores taxas positivas ocorreram nos estados de Santa Catarina (20,6%), Rondônia (19,0%) e Amazonas (14,6%).

Fonte: Novarejo

Fórum: “Como prevenir e conduzir casos de assédio a mulheres no ambiente de trabalho”