Home  > Notícias do Varejo  > Varejo só recuperará as perdas da crise econômica em 2021

Varejo só recuperará as perdas da crise econômica em 2021

Para se ter uma ideia mais clara do efeito da recessão, cálculo da Tendências prevê que varejo só volte a recuperar as perdas de 2015 e 2016 entre os anos de 2021 e 2022

varejoEconomistas, empresários e consultores, ouvidos pelo Valor nas últimas semanas, identificam o atual momento como aquele com a mais brutal desaceleração na história recente do varejo brasileiro. É um encolhimento em velocidade maior do que a verificada 20 anos atrás, quando Mesbla, Mappin, G.Aronson e dezenas de médias redes desapareceram do mercado, afetadas pelo fim da inflação que parou de mascarar má gestão e ineficiências. “Não houve queda tão abrupta nas vendas como a atual. Foi isso que chocou mais o setor”, disse Alberto Serrentino, consultor da área há 20 anos.

“O varejo fechou os anos de 2001, 2002 e 2003 com taxas negativas, pelos dados do IBGE, mas não foram quedas tão fortes”, disse ele. Em 2015, o varejo restrito (exclui automóveis e material de construção) teve queda de 4,3% nas vendas, pior número da série histórica iniciada em 2001. Janeiro de 2016 foi o pior mês em vendas (dessazonalizadas) desde 2005, para o mesmo mês.

Se na crise dos anos 90, entre 1997 e 2000, as seis maiores falências ou concordatas levaram à eliminação de 15 mil vagas e ao fechamento de 400 lojas das redes Mesbla, Mappin, G.Aronson, Arapuã, Casa Centro e Lojas Brasileiras, em 2015, foram 181 mil vagas cortadas e 100 mil lojas fechadas. O cálculo é da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo Flavio Rocha, presidente da Riachuelo, as 100 mil lojas fechadas equivalem ao total de pontos de venda dos 530 shoppings do país. “Temos que entender a relevância do nosso setor. Se uma fábrica fecha mil vagas é toda uma movimentação. Se o varejo fecha 100 mil lojas não se fala sobre [isso]”, disse, dias atrás, Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, em evento do setor.

Para se ter uma ideia mais clara do efeito da recessão, cálculo da Tendências prevê que o varejo só volte a recuperar as perdas em vendas de 2015 e 2016 entre os anos de 2021 e 2022. Neste intervalo, o mercado deve voltar à base de vendas registrada em 2014, último ano de crescimento do setor.

Consultados, Rosenberg Associados, Banco Fator, Tendências Consultoria, Credit Suisse e CNC estimam quedas entre 2% e 5,9% nas vendas do varejo restrito neste ano. Para 2017, considerando um cenário sem Dilma Rousseff na presidência, as estimativas variam de estabilidade a alta de 2%. Com Dilma no Executivo, economistas acreditam numa queda novamente – seria o terceiro ano consecutivo com retração.

“Há uma dificuldade em determinar o tamanho do impacto hoje da permanência do atual governo nos dados de 2017 pelo nível de incerteza de muitas variáveis econômicas. Mas é difícil acreditar em crescimento no ano que vem mantendo esse quadro político atual”, disse João Morais, economista da Tendências.

Há um consenso de que a perda no ritmo de crescimento da inflação em 2016 pode melhorar esse cenário. Uma eventual recuperação no nível de confiança do consumidor no segundo semestre – caso o ambiente político se desanuvie – também pode pesar favoravelmente. Num ambiente desse, o varejo de alimentos e as farmácias podem ser os primeiros a recuperar vendas ainda neste ano.

“Acreditamos que uma recuperação nesses segmentos pode começar lentamente no segundo semestre de 2016, mas considerando todo um ambiente um pouco melhor, o que também é uma incógnita”, disse o economista da CNC, Fabio Bentes. “Num cenário sem novas notícias negativas, segmentos como o eletrônico [com retração de até 20% nas vendas em 2015] devem cair menos em 2016, mas ainda sentem a retração porque são mais afetados pelo aperto no crédito e a alta nos juros”, disse.

“Prevemos crescimento de 1% a 2% para varejo restrito em 2017 sem Dilma. Com a permanência dela, é possível alguma queda”, disse Thaís Zara, economista-chefe da Rosenberg Associados.

A boa notícia é a perspectiva de uma retomada acelerada na lucratividade das redes. “As companhias vão sair da crise mais enxutas e eficientes, com despesas menores. E aí, quando a receita voltar a subir, podemos esperar um aumento de lucratividade”, disse Serrentino, da consultoria Varese Retail. Em alguns casos, elas estão sendo obrigadas a fazer o ajuste porque a crise escondia ineficiências antigas.

Líderes de mercado como Grupo Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Via Varejo, Hering e Riachuelo iniciaram ou ampliaram planos de reduções de custos no último ano. Na avaliação de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, a recessão obrigou as empresas a colocarem mais o “pé no chão”. “O desafio maior foi 2015. Apesar da crise também em 2016, nós estamos agora melhor adaptados, porque não estávamos acostumados com uma queda como a que houve. Então agora está todo mundo mais com o pé nos chão”, disse ela, dias atrás em evento sobre o setor.

Uma das principais discussões do mercado é a possibilidade de uma consolidação forçada, com redes comprando de forma “picada” pontos de vendas de varejistas em má situação financeira. Neste caso, o interesse não é na marca da loja, mas no ponto – ou seja, é uma consolidação que pode levar a uma maior concentração geográfica. São movimentos que exigem menor desembolso de caixa e ainda podem ser estrategicamente interessantes, dizem analistas.

Fonte: Valor Econômico