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Veja 10 dicas para varejistas explorarem o e-commerce na Copa do Mundo

Para ajudar lojistas a fazerem parte desse jogo especialista dá dicas de como os lojistas devem se preparar para incrementar as vendas online principalmente os pequenos e médios. Confira aqui

Com a Copa do Mundo se aproximando, os varejistas virtuais se movimentam para atrair turistas e aumentar as oportunidades de negócios no período em que muitas pessoas vão acessar a internet em busca de serviços ou comprar produtos. Para ajudar lojistas a fazerem parte desse jogo especialista dá dicas de como os lojistas devem se preparar para incrementar as vendas online principalmente os pequenos e médios, que não contam com departamentos de TI para auxiliá-los nesse projeto.

Estudo da E-Bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, revela que o Brasil movimentou R$ 28 bilhões com as vendas online em 2013 e estima para este ano crescimento de 20% desse negócio. Segundo a entidade a Copa do Mundo é uma alavanca importante para essa taxa de aumento.

Marlon Pitoli, sócio e diretor executivo da Pitoli ADM, consultoria administradora de e-commerce, destaca que o comércio eletrônico é uma vantagem para o lojista que pretende expandir o seu negócio. Mas que é fundamental ter bom planejamento e tomar as decisões corretas.

Veja a seguir as recomendações do especialista para incrementar o varejo virtual:

1-Planejar

Tenha um plano de negócio. Vendas não ocorrem sozinhas. Expor o seu produto e esperar não é a melhor opção. A criação de uma loja virtual pode se tornar tão complexa quanto a criação de uma loja física, independente de qual seja o seu ramo de atividade é preciso ter um bom planejamento.

É preciso definir qual é o público, onde está, o que consome, comportamento e qual diferencial que irá oferecer. Além disso, tempo e valor de investimento são fundamentais. Não podemos esquecer das metas, que precisam ser realistas e também administrar qualquer despesa ou lucro.

2- Plataforma

A plataforma é indispensável. Atualmente diversas empresas oferecem esse serviço então, pesquisar e avaliar é fundamental para saber qual a melhor que se adequar ao seu negócio. As mais utilizadas são: Open Source e SaaS.

Para loja virtuais com custos baixos e que não requer nenhum tipo de customização o SaaS (Software as a Service) é a mais recomendado, pois é um modelo de distribuição de software, na qual não é vendido e não precisa de instalação diretamente nas máquinas dos clientes, sendo necessário apenas uma conexão à internet.

Já para e-commerce com alta necessidade de integração e customização a Open Source é a melhor opção. Tem controle absoluto roadmap (ferramenta onde é possível planejar, comunicar e ter uma visão futura dos seus produtos). Além de não ficar refém de uma plataforma alugada, é um software de código gratuito e sem limitações.

Atualmente as melhores plataformas Open Source no mercado são: Magento, PrestaShop, OsCommerce, VirtueMart, SpreeMart, ZenCat e Tomato Cart. Lembre-se sempre que a melhor plataforma é aquela que encaixa ao seu negócio e a sua necessidade.

3-Design

Capriche no layout. A elaboração de um design bem elaborado pode conquistar o cliente de cara. É essencial apresentar a disponibilidade dos produtos e imagens de qualidade, descrição do produto, material utilizado, medidas, peso e embalagens.

4- Meios de pagamento

Quanto mais formas de pagamentos disponíveis no site, mais serão as chances na conversão de venda. Mas é necessário avaliar se a estrutura oferecida suporta administrar tantas formas de pagamento, principalmente para vendas por meios do cartão de crédito. É de extrema importância a contratação de serviços especializados contra fraude.

5- Logística

Separar o produto para envio, qualidade da embalagem e realizar a entrega dentro do prazo mais curto possível, sem sombra de dúvida, define a qualidade do serviço prestado e gera extrema satisfação ao cliente. Saiba escolher qual será o seu melhor parceiro, ou seja, a empresa que prestará esse serviço. Atualmente os Correios é o maior fornecedor logístico e atende tanto pequenas e grandes empresas.

6- Política de privacidade, troca e devolução de produtos

É importante comunicar o seu cliente que não irá vender ou fornecer qualquer tipo de dado cadastrado no site, por esse motivo a política de privacidade é essencial para e-commerce.

Troca e devoluções é obrigatório ser oferecido, para que não haja desentendimento com o cliente e nem com a lei. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor o cliente tem o prazo de até sete dias corridos para se arrepender da compra, contudo o prazo de troca pode ser estipulado pelo lojista que normalmente varia de até 30 dias.

7-Marketing

Desenvolver um planejamento de marketing é necessário para que a loja online ganhe espaço e suas vendas sejam bem sucedidas. Atualmente existem diversas ferramentas oferecidas para acompanhar e investir nas técnicas de SEO (Serch Enginee Optimization), que é essencial para que as pessoas possam localizar o e-commerce.

Outro caminho são as redes sociais o SMO (Social Media Optimization). Por meio delas é possível criar um vínculo, interagir e ficar mais próximo do seu cliente e o principal, é gratuito. Também é necessário ter cautela e respeitar as normas de uso.

8- Certificações de segurança

Ter a certeza que o produto adquirido através do site chegará na residência é uma dúvida e desconfiança muito comum dos novos consumidores. Então, possuir certificações e selos de segurança que demonstrem a garantia do site, tanto como links para redes sociais, fale-conosco e telefone é de extrema importância. Com isso, o novo consumidor pode ter certeza que entrará em contato para confirmar a compra ou existência da loja.

Outro ponto importante é encher o cliente de informações após a compra, caso o pedido tenha sido aprovado. Se já foi expedido ou encaminhado para expedição, confirmar o prazo de entrega, o código de rastreio e qualquer outra informação que você ache relevante.

9- Explore sua plataforma

Tente explorar todas as ferramentas oferecidas pela plataforma adquirida. Uma das opções é disponibilizar o campo para o cálculo do frete e o prazo para entrega. Procure também por ferramentas que sugira a compra de produtos parecidos com que ele já está comprando. Para o segmento de moda sugira um peça de roupa ou bolsa e ofereça frete grátis ou pontos de fidelidade.

Você também pode investir no atendimento online, que facilita a compra, além de ser outra ferramenta que confirme que loja realmente existe. Lembre-se que compras por impulso sempre se tornam vantajosas e irresistíveis!

10- Promoções

O planejamento de promoções é essencial. Portanto, estude, faça um levantamento dos produtos disponíveis em seu estoque e a melhor época para realizar uma promoção. Caso seja inviável, ofereça o frete grátis para todos o Brasil, estipule um valor para esse frete ou apenas para uma localidade. Mas nunca se esqueça de oferecer vantagens ao seu cliente, isso converte vendas e fidelização ao site.   

Fonte: Computerworld