Vendas do comércio cresceram em setembro pelo 5º mês seguido

by Webmaster | 12/11/2010 12:05

O comércio brasileiro aumentou o volume de vendas em setembro pelo quinto mês consecutivo, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta sexta-feira, 12.

A alta de 0,4%, porém, foi menor que a registrada em agosto, de 1,9%. Mesmo com a queda no ritmo de crescimento, o varejo fechou o terceiro trimestre do ano com aumento de 1,01%.

No ano, o setor já acumula aumento de 11,4%. Dos dez segmentos varejistas analisados, quatro deles registraram incremento nas vendas: equipamentos para escritório e informática (5,6%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,8%), móveis e eletrodoméstico (1,1%) e combustíveis e lubrificantes (1%).

Os setores que comercializaram menos em relação a agosto foram alguns dos mais importantes para o varejo, como o de hiper e supermercados (-0,1%), de material de construção (-0,2%), vestuário e calçado (-0,2%), livros e jornais (-0,7%), veículos e motos (-0,8%) e artigos farmacêuticos e médicos (-1,2%).

Receita cresce há nove meses

Já a receita angariada com as vendas completou em setembro o nono mês de alta, registrando aumento de 0,9%, e já acumula 14,4% nos nove primeiros meses de 2010.

Neste quesito, dos dez segmentos, apenas dois deles não registraram receita em setembro maior do que em agosto. Os artigos farmacêuticos e médicos e livros e jornais tiveram queda de 1% e 0,7%, respectivamente.

Todos os outros setores aumentaram suas receitas: equipamentos para escritório e informática, em 5,5%; outros artigos de uso pessoal e doméstico, em 2,9%, combustíveis e lubrificantes, em 1,3%; hiper e supermercados, em 1,3%; móveis e eletrodomésticos (1,3%); material de construção, em 0,2%.

Os setores de vestuário e de veículos e motos permaneceram estáveis

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/vendas-do-comercio-cresceram-em-setembro-pelo-5-mes-seguido/