Home  > Notícias do Varejo  > Vendas do Dia das Mães ficam acima da expectativa na região de Campinas

Vendas do Dia das Mães ficam acima da expectativa na região de Campinas

Faturamento na data foi de R$ 439 milhões, crescimento de 3,29% em relação a 2014; RMC faturou R$ 658 milhões e também superou previsão

O Dia das Mães aliviou a sequência de queda do comércio de Campinas e região. De acordo com dados da Associação Comercial e Industrial (Acic), o setor faturou R$ 439 milhões em Campinas, o que representa um crescimento de 3,29% em relação ao mesmo período do ano passado. O número ficou acima da expectativa da entidade, que era de 2,8%.

Nas cidades da Região Metropolitana de Campinas, o aumento foi de 2,8% e também superou a expectativa, que era de 2,5%. O comércio nas cidades faturou R$ 658 milhões ante aos
R$ 640 registrado no mesmo período de 2014.

Além disso, os consumidores também investiram mais na hora de comprar uma mercadoria. No ano passado, o valor médio do presente subiu de R$ 227 para R$ 230. De acordo com o economista da Acic, Laerte Martins, os números positivos tendem a puxar uma alta mais positiva para o comércio.

Queda

Apesar do resultado positivo para o Dia das Mães e de o mês de abril registrar aumento das vendas de 3,44% em relação a março, o comércio varejista de Campinas teve queda em comparação ao mês de abril do ano passado. O volume de vendas do quadrimestre de 2015 registrou perda de 2,93% em relação ao mesmo período de 2014.

O ponto positivo, de acordo com Martins, foi o aumento de 12% em compras à vista e a redução de 16% nas transações a prazo. "O consumidor está preocupado em diminuir o seu endividamento e não quer pagar mais altas taxas de juros nas compras financiadas", explica. No entanto, a expectativa para o restante do ano é de que as vendas continuem fragilizadas por conta das altas taxas de juros que fazem parte do Ajuste Fiscal do governo.

Fonte: G1 Campinas