Home  > Notícias do Varejo  > Vendas do Dia dos Pais aumentaram 8,95% na região de Campinas em 2012

Vendas do Dia dos Pais aumentaram 8,95% na região de Campinas em 2012

Comércio da Região Metropolitana movimentou R$ 180 milhões este ano; o preço médio de presente foi de R$ 105

As vendas do Dia dos Pais nas 19 cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC) cresceram 8,95%, em relação ao ano passado, e atingiram R$ 180 milhões, segundo cálculo divulgado pela Associação Comercial e Industrial (Acic) na tarde de segunda-feira (13). O valor é 2,27% superior à projeção estimada pela instituição.

O economista da Acic, Laerte Martins, atribui a diferença à redução dos impostos em produtos bastante procurados pelos consumidores. "O blu-ray estava 10% mais caro no ano passado, por exemplo", aponta Martins.

O valor médio dos presentes, segundo o economista, ficou em R$ 105. O número aponta que os consumidores da RMC gastaram 10,5% a mais em relação ao ano passado, quando o preço médio registrado foi de R$ 95. Além disso, o número ficou acima da expectativa da associação, que projetou R$ 100 como o valor médio.

Os produtos mais vendidos foram os de vestuário e perfumaria, seguidos dos eletroeletrônicos. "As pessoas optaram pelos produtos que têm menor valor agregado, por isso os eletrônicos não apareceram no topo do ranking", explica o economista.

Trabalho

A data comemorativa também apresentou aquecimento no mercado de trabalho para quem estava em busca de um emprego temporário. O comércio crentral foi o que mais contratou em Campinas, abrindo 150 vagas, contra 145 no ano passado (3,45%), seguido dos shopping centers e supermercados, que teve aumento de 1,75%.

Já na RMC, houve aumento de 3,88% no número de vagas no comércio central e de 3,45% nos shopping centers e supermercados.