Home  > Notícias do Varejo  > Vendas no comércio em julho mostram recuperação do consumo, diz Mantega

Vendas no comércio em julho mostram recuperação do consumo, diz Mantega

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que as vendas no varejo brasileiro cresceram 1,9% em julho sobre junho e 6% sobre julho de 2012, bem acima das expectativas do mercado

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou que o resultado das vendas do varejo em julho, divulgado nesta quinta-feira (12), mostrou que está ocorrendo uma recuperação do consumo no país, beneficiada pelo recuo da inflação.

"[Isso] mostra que a queda da inflação já está possibilitando que o consumidor tenha mais poder aquisitivo, o crédito está melhorando um pouquinho e isso se reflete nas vendas do varejo que foram muito boas", disse.

Vendas crescem 6% em um ano, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que as vendas no varejo brasileiro cresceram 1,9% em julho sobre junho e 6% sobre julho de 2012, bem acima das expectativas do mercado.

É o maior resultado para o volume de vendas desde janeiro de 2012 (2,8%), e para a receita nominal, é a maior variação desde junho de 2012 (2,4%).

Na comparação com julho de 2012, o volume de vendas do varejo subiu 7,2%. No acumulado do ano até julho, houve expansão de 3,5%, ao passo que, em 12 meses até julho, o avanço foi de 5,4%.

A receita nominal do varejo restrito subiu 2% em julho, depois da alta de 0,8% (dado revisado) em junho, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com julho de 2012, a receita nominal subiu 13,8%. Em 12 meses, a alta foi de 12,2%.

No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 0,6% entre junho e julho, já descontados os efeitos sazonais. Perante um ano antes, houve elevação de 3,7%.

A receita nominal, por sua vez, ampliou-se 0,8% em julho, no comparativo mensal, e registrou incremento de 9,6% em relação a julho de 2012.

Fonte: UOL