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Vendas no setor de eletrônicos deverão crescer 178% com Dia dos Pais

Previsão realizada pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP prevê retomada neste segmento após períodos de baixa nas vendas

O Dia dos Pais deverá aquecer o comércio da região, especialmente o setor de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos, cujas vendas devem aumentar 178% em agosto deste ano em comparação com 2017. A pesquisa é do SindiVarejista de Campinas e Região em parceria com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

O comércio em geral deve crescer 8% neste mês em comparação ao mesmo período de 2017.  Dessa forma, o faturamento real do varejo pode atingir R$ 4,97 bilhões. Ao contrário do setor de eletrônicos, a perspectiva é que as lojas de vestuário, tecidos e calçados apresentem queda nas vendas de 4% em relação ao ano passado.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, o aumento na venda do segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos é explicado pela base de comparação ruim. Ou seja, neste ano, com queda dos juros e inflação, oferta de crédito e maior otimismo do consumidor, uma pequena melhora causa um impacto significativo.

No entanto, de modo geral, o Dia dos Pais tende a ser uma data com volume de vendas inferior a outras, como Dia das Mães e Natal. “Agosto é um dos meses mais fracos para o varejo no segundo semestre. Outro fator a ser considerado é a sazonalidade, já que, tradicionalmente, as vendas do setor de vestuário caem em relação ao mês de julho”, afirmou.

Além disso, Sanae explica que agosto é o mês subsequente às férias quando as famílias gastaram com viagens ou outras recreações e atividade, o que implica redução da capacidade de consumo.

Diante desse cenário, a presidente do SindiVarejista recomenda que o empresário do comércio varejista aproveite a data para ajustar os possíveis excessos de mercadorias em seus estoques por meio de promoções, facilitando as formas de pagamento. “Ações nas redes sociais, iniciativas de fidelização, entre outras políticas, também podem ser utilizadas para atrair o consumidor”, concluiu.

Cidades inseridas a pesquisa

Os dados correspondem às seguintes cidades:  Águas de São Pedro, Americana, Araras, Artur Nogueira, Campinas, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Indaiatuba, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras,  Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra, São Pedro, Sumaré, Valinhos.

 

 


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