Home  > Notícias do Varejo  > Vendas no varejo crescem pelo 9º mês seguido, aponta o IBGE

Vendas no varejo crescem pelo 9º mês seguido, aponta o IBGE

Em relação ao mesmo período do ano passado, janeiro registrou um crescimento de 8,3%; móveis e eletrodomésticos foram os que mais impulsionaram

As vendas do comércio no varejo subiram 1,2% em volume em janeiro com relação a dezembro, encadeando nove meses seguidos de alta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Na comparação anual, o crescimento das vendas de janeiro foi de 8,3% com relação ao mesmo mês do ano passado.

O bom desempenho do setor em janeiro permitiu que as vendas acumulassem expansão de 10,8% nos últimos 12 meses frente às registradas entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2010.

Em valores reais – ou seja, já descontada a inflação -, as vendas de janeiro cresceram 1,1% em relação a dezembro e 13,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

As vendas mantiveram a tendência de aumento em janeiro, apesar da desaceleração da produção industrial e de outros setores.

Os setores que mais impulsionaram as vendas em janeiro na comparação anual foram os de móveis e eletrodomésticos, com aumento de 19,1%, alimentos, bebidas e supermercados (4,2%), artigos farmacêuticos e médicos (12,7%) e têxteis, confecções e calçados (9,8%).

Segundo o IBGE, as vendas de móveis e eletrodomésticos cresceram significativamente em janeiro pelo aumento do crédito e do nível de emprego e de renda e pela estabilidade dos preços.

O crescimento das vendas de alimentos em janeiro foi atribuído ao aumento do poder de compra da população como consequência do aumento da renda dos trabalhadores, assim como à estabilidade de emprego.

As vendas de veículos, motocicletas, partes e peças cresceram 16,4% em janeiro, o que, segundo o Instituto, mostra uma desaceleração da atividade, já que as taxas de expansão em novembro e dezembro foram de 30,4% e 26%, respectivamente.