Vendas nos supermercados surpreendem e iniciam 2018 com forte alta

by Luciana Felix | 09/03/2018 17:06

O Faturamento Real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de “mesmas lojas”, que consideram as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses, iniciou bem 2018 e, de maneira surpreendente, o mês de janeiro apresentou crescimento de 3,43% em relação ao mesmo período de 2017.

No conceito de “todas as lojas”, que consideram todas as unidades criadas no período pesquisado, o resultado foi de 4,86% em relação a janeiro de 2017. Para efeito de comparação, o crescimento do primeiro mês de 2017, na comparação com a mesma época de 2016, foi de apenas 0,38%.

O levantamento é da Associação Paulista de Supermercados (APAS). A entidade afirmou que o resultado é positivo, porém, é necessário aguardar os próximos resultados e a evolução do emprego do primeiro trimestre deste ano. “A economia vem se recuperando bem, porém, é preciso cautela com fatores políticos, principalmente em ano de eleições”, avaliou Thiago Berka, economista da APAS.

O desempenho de janeiro

O desemprego voltou a subir em janeiro de 2018 e a taxa foi para 12,2%, segundo dados do IBGE. Contudo, se trata de uma sazonalidade normal da época, pois este é o período quando as empresas dispensam os temporários contratados como reforço para o último trimestre. Por conta disso, os números de emprego formal estão dentro das previsões do mercado, com 77.822 vagas criadas, melhor resultado desde janeiro desde 2012. Dentre as contrações, o Estado de São Paulo teve o melhor desempenho do País com 20.278.

“Essa análise do resultado do emprego é necessária para explicar os motivos pelos quais o mês de janeiro veio forte no setor supermercadista paulista. Esta é a variável que determinará o ritmo de crescimento de vendas e a recuperação de margem, pois a renda média e a massa salarial já estavam com bons números, mesmo com alto desemprego, devido à deflação recorde que beneficiou a manutenção do poder de compra. O que precisamos agora é da confiança dos consumidores e da expansão da base de consumidores”, avaliou Berka.

Informações adicionais: outros deflatores e faturamento nominal

O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPCA/IBGE) em janeiro, no conceito de “mesmas lojas”, apresentou queda de 0,91%. No conceito de “todas as lojas”, a redução foi de 0,46%.

Já o Faturamento Nominal, em janeiro de 2018, apresentou alta de 1,92% no conceito de “mesmas lojas”, enquanto no conceito de “todas as lojas”, a alta foi de 3,33%.

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/vendas-nos-supermercados-surpreendem-e-iniciam-2018-com-forte-alta/