Home  > Notícias do Varejo  > Vestuário e eletrônicos são os presentes para os pais com maior alta

Vestuário e eletrônicos são os presentes para os pais com maior alta

Dados da FecomercioSP apontam que eletrônicos, vestuários, além de lojas de departamento tiveram alta acima da inflação. Saiba quais são os itens mais baratos.

ComercioPrecos_0061O Dia dos Pais está chegando e muitos consumidores deverão economizar, buscando opções de presentes que caibam no bolso. Por isso, é preciso ficar atento aos itens que tiveram maiores altas nos preços, como segmentos de vestuário; eletrodomésticos, além de lojas de departamentos. Para esses setores, a projeção é de queda nas vendas em torno de 5% na comparação com agosto de 2015, de acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

As principais altas são observadas nos seguintes produtos: microcomputador (26,4%), joia (22,4%), televisor (16,7%), instrumento musical (13,3%), aparelho de som (12,2%), camisa masculina (11,1%), calça masculina (10,1%) e bicicleta (10,0%). Esses produtos apresentaram alta superior à inflação média acumulada em 12 meses até junho.

Ainda assim, há oportunidade para economizar nesta data com produtos que sempre marcam presença na preferência dos pais e, cujo aumento, ficou abaixo da inflação. São eles: sapatos masculinos (3,1%), CD e DVD (3,6%), tênis (3,8%), short e bermuda masculina (5,4%), perfume (8%) e aparelho de DVD (9,3%).

Já o agasalho masculino é o único item que apresentou queda nos preços (-5%) e pode ser uma boa opção na hora de presentear os pais nesta data comemorativa.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, apesar da perspectiva de crescimento no faturamento do varejo no segundo semestre, o cenário segue bastante negativo: as taxas de juros estão altas, há pouca disposição das famílias para contrair dívidas, enquanto bancos e financeiras estão muito seletivos na concessão de empréstimos, restringindo a oferta de crédito. “Além disso, o orçamento das famílias segue comprometido pelos altos preços dos bens de primeira necessidade, a renda real recuou e o desemprego aumentou significativamente desde o Dia dos Pais do ano passado.”

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br