Home  > Notícias do Varejo  > Vinhedo completa 66 anos nesta 5ª-feira, 02, com comércio forte e em crescente expansão

Vinhedo completa 66 anos nesta 5ª-feira, 02, com comércio forte e em crescente expansão

Hoje, o comércio da cidade se destaca por ser bastante diversificado com pontos importantes que atendem a necessidade da população local

Vinhedo completa 66 anos nesta quinta-feira, dia 2, consolidando-se como uma cidade-modelo na RMC (Região Metropolitana de Campinas) por oferecer, ao mesmo tempo, qualidade de vida e boas oportunidades de negócios aos seus moradores e visitantes. Hoje com 71,2 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse cenário se formou por meio da migração de paulistanos durante o século XX após a emancipação em 1948. Até então, Vinhedo pertencia a Jundiaí. Esse movimento influenciou o comércio local, que se desenvolveu e ganhou ares mais modernos por causa dessas pessoas que viviam em São Paulo e passaram a escolher Vinhedo, pela proximidade com a capital e pela tranquilidade oferecida.

Hoje, o comércio da cidade se destaca por ser bastante diversificado com pontos importantes que atendem a necessidade da população local. A comerciante Maria Telma Poletto Gianneshi é um exemplo de empresária que cresceu com o varejo da cidade. Ela vendia lingerie de porta em porta quando resolveu se instalar no município há 14 anos. Abriu uma loja de lingerie em Vinhedo, na época, uma novidade na cidade. “Antes as pessoas precisavam ir até Campinas. Começamos na principal via da cidade onde quase não havia comércio e hoje é a mais movimentada (Rua 9 de Julho)”, conta a empresária.

Números

Com boa qualidade de vida, Vinhedo também é considerado o melhor município da RMC pra se viver, segundo os últimos dados do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgados em 2014. Em comparação com todo o Estado de São Paulo, Vinhedo está na 8&oordf; posição do ranking das cidades paulistas. O IFDM avalia as condições de educação, saúde, emprego e renda.

Dados compilados pela prefeitura com base em informações do IBGE e Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) também revelou em 2013 que Vinhedo tem o maior PIB per capita (Produto Interno Bruto) entre as cidades integrantes da RMC, o que também reforça a sua força econômica em relação às cidades vizinhas e ao estado.

Comemorações

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura de Vinhedo preparou uma série de atividades. Nos dias 14, 16, 17, 22, 23 e 24 de abril o Teatro Municipal sedia o evento Abril Cultural com apresentações de dança, teatro, coral, violão, orquestra de cordas e quarteto de cordas. A 10ª edição da Festa do Milho, promovida pela Comunidade Nossa Senhora de Fátima, com apoio da prefeitura, será realizada nos dias 18,19, 25 e 26 de abril. No dia 18, será a abertura do Campeonato de Futebol Master nos campos da cidade. A 1ª Mostra de Danças Urbanas será realizada nos dias 25 e 26 de abril no Centro de Convivência, das 10h às 20h.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br