Home  > Notícias do Varejo  > Visual Merchandising – Serve também para a minha empresa?

Visual Merchandising – Serve também para a minha empresa?

De acordo com os especialistas, seguindo essas dicas e trabalhando outras formas de promoção do seu negócio, com pequenos investimentos, é possível aumentar o faturamento em até 35%

Ao se depararem com a expressão “visual merchandising – VM”  pela primeira vez, muitos proprietários de pequenos negócios podem pensar que se trata de um modismo do marketing e que talvez não se aplique aos seus empreendimentos comerciais. Ledo engano!

Você pode estar se perguntando agora. Mas o que vem a ser o VM, afinal de contas?

Deixando de lado conceitos rebuscados, pode-se dizer que o Visual Merchandising busca a melhor forma de apresentar um produto aos potenciais consumidores, tornando irresistível o poder de sedução dos produtos expostos na vitrine, cuja arrumação deverá estar em completa sintonia com o ambiente que o cliente encontrará no interior da loja.

Vitrinismo não é a mesma coisa?

Não! O Vitrinismo é uma das vertentes do merchandising e emprega técnicas de design para organizar vitrines com o objetivo de apresentar produtos e atrair clientes para o comércio varejista.

E como conseguir isso?  

Sincronizando cores, harmonizando a ordenação dos acessórios complementares e criando um ambiente acolhedor e receptivo ao cliente.

De acordo com os especialistas, seguindo essas dicas e trabalhando outras formas de promoção do seu negócio, com pequenos investimentos, é possível aumentar o faturamento em até 35%.

No entanto, esteja alerta!

Um dos erros mais comuns dos empreendedores é concentrar a estratégia somente nas vitrines, esquecendo que a conjunção harmoniosa com o ambiente interno, criando condições para melhorar os resultados de sua empresa.

Tenha sempre em mente!

O visual merchandising não se restringe à vitrine. O apelo visual apresentado nesse espaço é fundamental, porém, o interior de loja tem de estar completamente associado a ele e assim ser sua continuidade.

Experimente e Observe!

Caminhando pela rua ou passeando em um centro comercial, quando você ver uma vitrine chamativa e abarcante, entre na loja e experimente a sensação de estar no meio de todos aqueles artigos, observe como o visual merchandising influência de forma positiva sua interação com a marca, desde a exposição até a concretização da venda.

Não Esqueça!

O Visual Merchandising atua no ponto de venda, desde o momento em que o seu cliente ficará frente a frente com a mercadoria que você está comercializando. O VM é uma prática que engloba as diversas ações dentro do seu espaço comercial, incluindo não apenas a produção da vitrine, mas também o posicionamento e estilo do mobiliário, permeando todo o processo de comunicação visual de seu estabelecimento comercial, seus procedimentos para o atendimento, exposição dos objetos, a eficiência da iluminação, etc.

Foco no Cliente!

O consumidor está sempre ávido para ser cativado, independentemente se está no segmento da alta renda ou nos extratos mais populares do mercado. O importante é que se sinta cativado tanto pelo produto quanto pelo a forma como é recebido e tratado no interior da loja que escolheu entrar para olhar.

Aproveite as oportunidades, fidelize seu cliente e garanta que ele volte no futuro. Cliente satisfeito sempre traz novos potenciais compradores!

SEBRAE-SP